Alphagel
  • Home
  • Quem Somos
  • Macchine
  • Servizi
  • Pezzi di ricambio
  • Blog
  • Português
    • Italiano
    • English
    • Español
Fale com um consultor
Alphagel

Blog

←
Voltar ao site
  • Português
    • Italiano
    • English
    • Español
  • Home
  • Blog
Blog, Dicas para Negócios

Veja 12 dicas para diminuir a rotatividade de funcionários

Pedro
16 ago 2021

Por Pedro

Veja 12 dicas para diminuir a rotatividade de funcionários

Verdade seja dita, uma empresa necessita de muito mais que apenas o empreendedor para crescer e melhorar seus resultados. São necessárias pessoas bem treinadas e capazes de exercer suas funções. Quando a taxa de rotatividade de funcionários — ou turnover — de um negócio é muito alta, isso indica a existência de alguns problemas que geram prejuízos para a organização.

Um elevado nível de demissões causa altos custos para a empresa, como de admissão, treinamento e qualificação de novos colaboradores. Muitas vezes, as causas dessas saídas — que variam desde insatisfação até problemas de relacionamento — podem ser evitadas pela administração.

Além disso, a rotatividade de funcionários é uma das principais métricas de acompanhamento da saúde organizacional da empresa e, portanto, deve ser acompanhada constantemente pelos gestores.

Para ajudar você e sua empresa, preparamos este conteúdo com 12 dicas para diminuir essa taxa no seu negócio.

Confira!

1. Entenda o motivo das demissões

O primeiro passo para diminuir os índices de rotatividade de funcionários é avaliar com cuidado suas causas. Elas podem ir muito além de questões práticas como salários. A maioria dos gestores não percebe que boa parte dos problemas é mais subjetivo.

Nesse sentido, alguns pontos devem ser avaliados:

  • o ambiente da empresa é agradável e funcional para todos?
  • A comunicação entre setores é acessível e eficaz?
  • Os gestores estão preparados para atuar com motivação e empatia?
  • A administração sabe como lidar com cada colaborador individualmente?

Essa análise serve para colocar todos os problemas na mesa e surgir com propostas de melhorias.

2. Proporcione um ambiente agradável

Um bom ambiente de trabalho vai muito além de um clima organizacional positivo e transparente. Envolve também questões como se os equipamentos funcionam corretamente, se há boas condições de segurança e higiene, facilidade e abertura para a comunicação, entre outros. Para diminuir a taxa de turnover, é essencial que o negócio se comprometa a oferecer um local de trabalho confortável e saudável, dando condições para que as atividades sejam bem executadas.

3. Trace metas alcançáveis

Pressionar os funcionários com metas utópicas pode deixá-los sobrecarregados e cansados da empresa, além de prejudicar a saúde mental deles. Contudo, isso também não significa que suas metas devem ser ridiculamente fáceis. Você deve encontrar um equilíbrio entre objetivos possíveis e, ao mesmo tempo, desafiadores e motivacionais.

Com isso, os colaboradores sentem que aquilo que fazem tem valor para o negócio, que conseguem cumprir as metas e que são parte importante da empresa. Essa ação fará com que a taxa de rotatividade diminua.

4. Crie uma cultura de feedback

A iniciativa de implantar e estimular a cultura do feedback pode ser uma prática vital para sua empresa. O feedback deve andar sempre nos dois sentidos, tanto partindo dos gestores para os funcionários e vice-versa.

No primeiro caso, ele permite que o pessoal conheça seus pontos positivos e negativos e, assim, busque o aprimoramento de suas atividades. Já no segundo, o feedback serve para que os gestores tenham uma visão do dia a dia do colaborador, entendam suas principais dificuldades e identifiquem pontos de melhoria.

5. Ofereça benefícios

Não é apenas o retorno financeiro que aumenta a satisfação dos colaboradores, outros tipos de benefícios oferecidos podem aumentar a sensação de bem-estar e fortalecer a relação entre equipe e organização, a fim de diminuir a rotatividade.

Encontrar possibilidades para iniciar essa ação não precisa ser complicado. Ações como formar parcerias com instituições que aumentem a qualidade de vida (livrarias, academias etc.), promover confraternizações, premiar boas ideias de otimização dos processos, entre outros, são benefícios com alto impacto e baixo custo.

6. Treine e desenvolva o time de colaboradores

A educação corporativa deve ser parte intrínseca da cultura de uma empresa. Ela é essencial tanto para a motivação da equipe, pois demonstra que há confiança na continuidade da parceria, como para que se crie um sentido de unidade e pertencimento entre todos, em qualquer nível hierárquico. Programas internos de mentoria e liderança corporativa alcançam ótimos resultados, diminuindo a rotatividade de funcionários e engajando toda a equipe no projeto, com um custo baixo.

Outra forma de treinar pessoas sem estourar o orçamento são videoaulas online, que atingem de forma homogênea os membros do time, mesmo sem estarem juntos. Os cursos em vídeo também são úteis para diminuir o custo de treinamento de novos colaboradores, que serão inseridos desde o início no que é o clima da empresa.

Plano de marketing completo para sua sorveteria!

Plano de marketing completo
para sua sorveteria!

Baixe o e-book grátis aqui

7. Ofereça salários compatíveis com o mercado

Salário não é tudo, mas não é por isso que o colaborador tem que vestir a camisa recebendo menos do que seu trabalho vale. Conhecer os valores praticados pela concorrência ou por outros negócios da região para cada função ou cargo permitirá que a remuneração praticada seja estratégica e adequada. Atrair e reter talentos também depende da questão financeira. Se sua organização tem salários inferiores à média, fica fácil para outros fazerem ofertas melhores que você.

8. Aprimore continuamente a comunicação interna

A comunicação depende de muitos fatores, desde a capacidade do locutor de organizar as ideias e se expressar até a abertura e o conhecimento do ouvinte em relação ao tema. O tom de voz, as expressões e a postura de um ou as questões emocionais e as crenças limitantes de outro influenciam no entendimento mútuo.

Para que a comunicação interna seja fonte de resultados positivos, é preciso minimizar a possibilidade de ela ser mal executada e gerar incertezas na equipe. Para isso, é preciso ser transparente sempre, esclarecer ruídos e boatos com rapidez e manter o fluxo constante e aberto. Considerando mudanças dinâmicas e a correria do dia a dia, o aprimoramento dessa ferramenta precisa ser contínuo.

9. Torne seu processo de contração mais acertado

Contratar bem para não ter que contratar de novo. O maior custo é o de substituir quem não precisaria ter saído. Há muitos chavões para o tema e todos são verdadeiros. O recrutamento e a seleção devem deixar bem claros os perfis buscados e as funções a serem desempenhadas, para que o candidato não crie falsas expectativas. Esses processos devem ser planejados de forma a contemplar todos os aspectos do cargo e possibilitar que venham a luz quaisquer questões antes mesmo de fazer uma proposta.

10. Elimine as maçãs podres

Quanto ao quadro atual, é necessário entender quais peças não se encaixam no grupo. Mesmo profissionais eficientes, quando não se adaptam à cultura organizacional, são fonte de mais danos que bons resultados. Assim, destroem ambientes positivos e desmotivam colegas, sendo que a reconstrução desses aspectos é mais cara e difícil que cortar o mal pela raiz.

11. Tenha flexibilidade para diminuir a rotatividade de funcionários

Na busca constante por saúde mental, a questão do equilíbrio entre vida pessoal e profissional ganha importância para as pessoas. Uma empresa que oferece flexibilidade para os funcionários, abraçando as especificidades de sua vida, está na frente da corrida por manter talentos.

12. Possibilite oportunidades de crescimento

Talentos querem construir uma carreira e crescer. Então, para que eles trabalhem no seu negócio, é necessário que essas oportunidades estejam explícitas e sejam reais e relevantes. Mais que um plano de cargos, é preciso que uma constante evolução ocorra.

Cuidar para que o negócio não tenha uma alta rotatividade de funcionários é uma maneira de trabalhar no seu crescimento e expansão. Além disso, é um objetivo para que a empresa tenha um clima organizacional mais saudável e, assim, possa sempre contar com a melhor equipe possível para atingir suas metas.

Gostou deste conteúdo e quer mais conhecimento para aprimorar seus negócios? Assine nossa newsletter e fique bem informado!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro das novidades do mercado sorveteiro.

Promoção
Brasileirinha
201/303 e 20/30!

Promoção Brasileirinha 201/303 e 20/30!
Fale com um consultor
*Sujeito a análise de crédito.

A Alphagel produz a linha mais completa de máquinas para sorvete do Brasil.

Fale com um consultor

A Alphagel produz a linha mais completa de máquinas para sorvete do Brasil.

Fale com um consultor Icone Sorvete
Modelo CTA
Logo Alphagel

Máquinas de sorvetes confiáveis e duradouras.

  • Home
  • Quem somos
  • Serviços
  • Máquinas
  • Peças
  • Blog
  • Fale conosco
  • Materiais Educativos

Contato

Rua Pedro Rodrigues, 19, Jardim Rio Cotia Cotia
São Paulo, Brazil

+55 (11) 4280-0808
[email protected]

© 2021 | Alphagel. Todos os Direitos Reservados. Política de privacidade
CNPJ: 25.006.132/0001-51 - Ribeiro Rocha Indústria e Comércio de Maquinas LTDA.

Via Agência Digital
Alphagel
Fale com um consultor
  • Home
  • Quem somos
  • Máquinas
  • Serviços
  • Peças
  • Blog
  • Fale conosco
  • Materiais educativos