- Home
- Blog
Afinal, vale a pena abrir um negócio em casa?

Empreender é o sonho de muitas pessoas. É a chance de trabalhar com o que se gosta além de ter a oportunidade de ser o seu próprio chefe, o que significa liberdade de administrar melhor o seu tempo e o seu dinheiro. Pensando nesses aspectos, muitos empreendedores consideram abrir um negócio em casa.
Mas será que essa é mesmo uma boa opção? Vale a pena abrir um negócio em casa? Que tipo de negócio pode ser esse? Todas as respostas para essas e outras perguntas você encontrará neste post. É só continuar a leitura e ficar por dentro. Acompanhe!
Quais são as vantagens de abrir um negócio em casa?
Saber onde o estabelecimento funcionará é uma das decisões mais importantes e desafiadoras de todo empreendedor. Alugar um espaço ou compartilhá-lo com outras empresas pode não ser a solução mais viável para o seu momento financeiro. Por isso, é natural que muitas pessoas optem por abrir um negócio em casa.
São muitas as economias além do aluguel. É conveniente almoçar em casa, não será preciso enfrentar o trânsito todos os dias. O acesso à internet é um só e você poderá economizar até mesmo no uso da linha telefônica.
Entretanto, é imprescindível ter cuidados para que os afazeres do lar não se misturem e atrapalhem a sua atividade empreendedora. É preciso ter disciplina e organização para tudo dar certo. A rotina de trabalho, por exemplo, precisa ser muito bem estabelecida. Ou seja, as vantagens existem e são muitas, só é preciso trabalhar bem com elas.
Quais são os tipos de negócios que podem ser feitos?
As opções são muitas. Além do famoso home office, é possível utilizar os espaços da sua casa para outros fins. A produção de alimentos é uma delas. Cozinhar para fora, como se diz, rende um bom dinheiro. É possível atuar com encomendas ou com o fornecimento dos produtos para lojas e lanchonetes, por exemplo.
Por que considerar a fabricação de sorvete?
O sorvete é um produto adorado por muita gente, sobretudo pelo público brasileiro. No país, inclusive, vale dizer que a situação do momento é promissora visto que o mercado é crescente e consolidado. Ou seja, são razões bem significativas para se investir no setor, você não acha?
A alta variedade de produtos oferecidos no mercado de sorvete brasileiro garantiu a recuperação do setor mesmo nos períodos de eventual crise do país. A iguaria gelada e saborosa tem tudo a ver com o clima tropical do Brasil, o que coloca o nosso país entre os dez principais produtores de sorvete do mundo todo.
Além da variedade, a exigência dos consumidores clama por qualidade. Isso é o que garante a alta competitividade entre as empresas.
Quais são os benefícios de abrir um negócio de sorvete?
O primeiro ponto vantajoso é a amplitude do público-alvo. Não existe uma faixa etária específica nem sexo definido para gostar desse produto. O sorvete agrada de crianças a idosos, homens e mulheres das mais diferentes classes sociais e poder econômico.
A diferença aqui é que sorvetes mais elaborados, como as produções gourmet, poderão agradar a um público mais seleto. No entanto, os sabores tradicionais como chocolate, creme, napolitano e flocos são clássicos que nunca saem de moda e atraem muitos consumidores. Sorvetes artesanais e opções veganas e mais saudáveis também são outro nicho em expansão.
Ou seja, é uma área bastante versátil. A partir de uma boa pesquisa e criatividade, apresenta muitas vantagens para o empreendedor.
O que achou de saber essas informações sobre abrir um negócio em casa? Que tal ficar por dentro também sobre o que observar quando for preciso renovar sua máquina de fabricar sorvetes?