- Home
- Blog
Adoçantes em sorvetes: quais devem ser usados para manter a qualidade?

Vivemos em uma década em que as pessoas estão falando cada vez mais sobre alimentação saudável, com comida livres de gordura e baixo teor de açúcar. Isso serve para todos os tipos de refeições, inclusive as sobremesas. Por essa razão, diversos estabelecimentos estão buscando algumas alternativas, como adicionar adoçantes em sorvetes.
O açúcar é um ingrediente que, aos poucos, está sendo substituído por outras opções. Ele já não é mais tão utilizado pelas sorveterias, pois é possível optar por adoçantes naturais, que mantêm a boa qualidade do produto.
Neste post, vamos mostrar quais adoçantes podem ser usados para manter a qualidade do sorvete. Confira!
Xilitol
O xilitol é um adoçante natural utilizado em diversas sorveterias e que pode substituir muito bem o açúcar. Com a sua utilização, é possível manter a qualidade no gosto do sorvete e deixá-lo mais saudável.
Esse ingrediente pode ser encontrado nas fibras de vários vegetais, como ameixa, milho, framboesa e alguns cogumelos. O xilitol é 40% menos calórico que o açúcar e também pode ser recomendado para pessoas diabéticas.
Sucralose
A sucralose é um adoçante artificial que não tem um sabor tão amargo e pode ser encontrado na sacarose, que é extraída diretamente da cana-de-açúcar. O sabor desse ingrediente é muito semelhante ao açúcar e, além da sua utilização na produção de sorvetes, ele também é indicado para preparar refeições que são submetidas a altas temperaturas.
Sacarina
A sacarina é um adoçante artificial que é absorvido de maneira lenta pelo nosso organismo. Esse ingrediente não é tão calórico e pode ser utilizado na produção de sorvetes e refeições submetidas a altas temperaturas. A sacarina é extraída de um ácido derivado do petróleo chamado sulfanoilbenzóico. Mas não se preocupe, esse ingrediente substitui muito bem o açúcar.
Stévia
A esteviosídeo é um adoçante natural, completamente atóxico e que não prejudica em nada o nosso organismo. Também conhecido como stévia, ele é retirado da stevia rebaudiana, uma planta natural da Serra do Amambaí, que fica na fronteira do Brasil com o Paraguai. Além de ser utilizado na produção de alguns refrigerantes, também é uma ótima opção para os sorvetes.
Aspartame
O aspartame é um adoçante artificial que pode ser indicado para diabéticos ou pessoas que têm intolerância ao glúten. Apesar de não ser tão nutritivo, esse ingrediente é muito menos calórico do que o açúcar. Sua utilização deve ser feita em pequenas quantidades, já que tem um grande potencial de adoçar os alimentos. Com 4 cal/g, seu gosto é muito parecido com o do açúcar.
É fundamental que todos os estabelecimentos do ramo gastronômico comecem a se preocupar em levar alimentos com ingredientes mais saudáveis aos clientes. Cada vez mais as pessoas estão falando sobre melhorar a alimentação, e o comércio precisa se adequar. A utilização de adoçantes em sorvetes é uma excelente opção para substituir o açúcar, tanto por ser muito menos calórico quanto por ser mais nutritivo.
E aí, conseguiu entender mais sobre os adoçantes que podem substituir o açúcar em sorveterias? Então, continue navegando em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Como manter uma boa qualidade do sorvete na minha produção?“.