- Home
- Blog
5 estratégias para aumentar as vendas da franquia

Em um mercado cada vez mais concorrido e com a facilidade de acesso aos canais de divulgação, as estratégias de vendas de franquias precisam ser melhor elaboradas para que o negócio alcance a tão sonhada segurança financeira. Mais do que apresentar um modelo de negócios, é importante conhecer o franqueado-alvo com antecedência, para traçar os objetivos com base em métricas sólidas.
Para que isso seja possível, além de conseguir coletar e analisar os dados desses possíveis franqueados, é importante contar com uma equipe de vendas qualificada para apresentar a marca de maneira objetiva, ressaltando os benefícios e tirando todas as eventuais dúvidas do interessado.
Para ajudar na missão de aumentar as vendas da franquia, neste post apresentamos 5 estratégias sólidas. Continue a leitura e confira!
1. Crie uma estratégia de divulgação específica para seu “franqueado alvo”
Uma franqueadora que visa captar leads qualificados deve traçar o seu planejamento de marketing direcionado para o público certo. Dessa maneira, o orçamento, a equipe e o tempo disponível para essa ação serão melhor aproveitados.
O modelo tradicional de marketing, em que o foco era atingir o maior público possível para depois selecionar os leads qualificados, já está anacrônico e era muito utilizado quando as empresas dependiam dos meios de comunicação tradicionais para basearem suas estratégias de marketing.
Faça pesquisas para identificar o perfil de franqueado alvo e crie uma persona — um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Ao ter a representação de uma pessoa, fica mais fácil criar conteúdos direcionados e personalizados que estejam nas mídias sociais certas, na hora certa e com o teor certo.
2. Capacite e motive sua equipe de vendas
De nada adianta contar com as melhores ferramentas e estratégias se a equipe de vendas não tiver à altura dessa estrutura. Por isso, para otimizar as vendas, primeiramente recrute os profissionais com o perfil adequado para a função.
Depois, qualifique para que eles entendam como funcionam as novas ferramentas de vendas, tipos da abordagem com o “franqueado-alvo”, informações sobre a concorrência, para que eles possam contrapor, caso o cliente ofereça alguma objeção.
Em suma, um bom líder é aquele que entende que ninguém é 100% bom em tudo e que consegue identificar e potencializar o ponto forte de seus liderados. Para isso, ele deverá saber três coisas básicas:
- identificar os candidatos com perfil adequado para vaga de vendedor de franquias, ou seja, pessoas que consigam identificar e compartilhar os valores da empresa;
- qualificar os colaboradores com técnicas de vendas, entendimento da marca e avaliação criteriosa do perfil dos franqueados;
- dividir as tarefas de expansão em diferentes funções no departamento de vendas para que o atendimento se torne mais ágil e seja possível explorar os pontos mais fortes dos colaboradores.
3. Defina metas e trace planos de ação para atingi-las
O primeiro passo para a busca de um resultado é saber onde se quer chegar e, para isso, é necessário estabelecer metas claras, objetivas e palpáveis para aumentar as vendas de sua franquia.
Para que sejam palpáveis, as metas precisam ser estipuladas com bases de dados e análises sólidas, com base no histórico das movimentações de mercado e no orçamento disponível para atingir o público-alvo.
Para que as metas de vendas realmente levem a algum lugar, é necessário que seja feito um acompanhamento das métricas do funil de vendas, ou seja, que se avalie em que estágio cada lead se encontra para guiá-los à conversão.
Isso porque, enquanto alguns ainda estão entendendo que tem uma necessidade e que a franquia pode ser essa solução, outros já entenderam e estão propensos a assinar contrato, mas precisam de um “empurrãozinho”. Entender os estágios permitirá que a equipe de vendas trabalhe de formas diferentes em cada situação e evite a padronização de abordagens.
4. Analise todos os pontos-chave para a expansão
O modelo de franquias deve estar preparado para todo tipo de expansão, porém, é necessário que haja um planejamento com a clareza de onde você deseja chegar. Para isso, nesse planejamento de expansão deverão ser levados em conta alguns parâmetros. Veja abaixo quais são eles!
Avalie a demanda do público local
O primeiro fator a ser analisado para o planejamento é se o local onde há a busca por expansão abriga pessoas com o perfil socioeconômico para comprar os seus produtos. Partindo disso, é possível fazer uma análise para entender se o lucro para o franqueado é atrativo de acordo com a realidade da região.
Analise as condições de logística de produto
Outro ponto importante para a avaliação de expansão é a logística de produto, ou seja, se você conseguiria enviar o produto ao local desejado, ou se há distribuidores qualificados na área.
É importante analisar se o custo do frete viabiliza a operação e o lead time, entendendo se ele atende as necessidades de reposição, em relação à capacidade de armazenamento e o prazo de vencimento.
Entenda a cultura e costumes locais
É importante também entender os aspectos comportamentais e os costumes regionais que podem fazer com que os seus produtos sejam bem ou mal aceitos. Talvez seja necessário fazer alguns ajustes e adaptações para atingir determinadas regiões sem entraves.
5. Ouça o feedback dos clientes
O pós-venda é tão importante quanto o pré-venda e, além de manter um vínculo com o franqueado, é possível coletar dados para melhorar os produtos, serviços, estratégias de marketing e vendas.
Sendo assim, crie canais para que os franqueados possam expor seus questionamentos e sugestões de melhorias e esteja aberto para entender as demandas, sejam elas positivas, sejam elas negativas.
Não há ninguém mais indicado para dar esse tipo de feedback do que quem vive na prática os desafios do setor em cada região e que pode trazer insights valiosos para contribuir para o aumento das vendas.
Como visto, as estratégias para aumentar as vendas das franquias são multidisciplinares e vão desde uma análise de dados até a qualificação da equipe. Não podemos esquecer que, para que a empresa possa entregar a melhor estrutura para o franqueado, precisará disponibilizar os melhores equipamentos.
Para as franquias de sorveteria, a solução é a compra de boas máquinas que permitem, além da produção de sorvete, a adição de uma gama de produtos que possam enriquecer o cardápio da marca.
Gostou do post? Quer saber como aumentar as vendas da sua franquia de sorveteria contando com os melhores equipamentos? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.