- Home
- Blog
Como dar autonomia no trabalho? Veja 7 dicas

Autonomia no trabalho é um dos pilares para o desenvolvimento e a manutenção de uma empresa de sucesso. Afinal, funcionários que sabem o que fazer em situações singulares e desafiadoras atuam como verdadeiros guardiões para manter a harmonia e possibilitar o crescimento de si próprio, dos outros colaboradores e dos gestores da empresa.
Dessa forma, após a leitura deste texto você saberá sete dicas de como, realmente, conseguir ter autonomia no trabalho. Ou seja, a capacidade de fazer escolhas que tragam bons resultados. Assim, você entenderá a importância de questões como a realização de um bom processo seletivo, a capacitação contínua dos colaboradores e o fomento de uma boa cultura empresarial aliada às boas práticas de conduta. Vamos lá?
1. Realizar um bom processo seletivo
A forma como se começa a trabalhar em uma empresa pode ser fundamental para a construção de uma história de sucesso. Assim, realizar um bom processo seletivo é uma oportunidade crucial para encontrar os colaboradores mais afinados com o momento atual da organização. Embora seja possível o aprendizado das funções por muitas pessoas, a busca por um funcionário ideal se dá em torno de um perfil afinado com as visões de mundo da instituição.
Mas, afinal, como encontrar esse colaborador? Durante o processo seletivo, a realização de entrevistas e dinâmicas que promovam a boa comunicação entre a empresa e os candidatos são os passos iniciais. Assim, apresentar, já desde o início, e de forma nítida, como são os valores éticos e morais, na prática do cotidiano, da empresa. Além disso, sempre é bem-vindo deixar explícito quais serão todas as funções desenvolvidas pelo funcionário.
2. Capacitar os colaboradores
Quem cresce na profissão sabe que o trabalho e as habilidades nunca estacionam e, por isso, são continuamente desenvolvidas. Assim, o hábito de ter um aprendizado contínuo faz parte de equipes bem-sucedidas. Dessa forma, capacitar os colabores com minicursos ou em habilitações mais longas incentiva todas as partes que fazem uma empresa de sucesso.
Afinal, conhecimento é um bem que permanece com você, independentemente das mudanças da vida. Proporcionar ao colaborador a ideia de que ele está construindo e obtendo benefícios intransferíveis facilita a relação de comprometimento e gratidão com a firma. O resultado é mais autonomia no trabalho, pois quando estamos mais tranquilos e seguros com o nosso espaço na empresa, conseguimos pensar de modo mais estratégico.
3. Deixar explícita a cultura da empresa
Um dos pilares mais importantes para a manutenção do sucesso de uma empresa, sem dúvidas, é a criação de uma cultura organizacional forte. Esse termo significa o casamento entre atitudes, expectativas e valores que movem, cotidianamente, os líderes, gestores e colaboradores da organização.
Um exemplo clássico sobre essa harmonia perfeita é quando, ainda durante a entrevista, o recrutador comunica ao candidato que a cultura da empresa preza pelo uso de roupa social. Por mais simples que seja essa atitude, ela comunica valores que podem ir contra o modo como a pessoa que almeja a vaga se sente confortável de trabalhar. Colocar isso em pauta já nos momentos iniciais pode ser muito importante para descobrir se, realmente, os perfis se encaixam.
4. Ter boas práticas de conduta
Sem dúvida, um local onde você se sente confortável para expressar seus sentimentos, pois sabe que ali há respeito e muita atenção à importância das suas palavras, é um ambiente propício para a autonomia no trabalho. Dessa maneira, ter boas práticas de conduta é o melhor exemplo para alcançar essas perspectivas.
5. Manter uma comunicação horizontalizada
Outro segredo para o sucesso de grandes empresas é a construção de um ambiente de trabalho em que seja possível interagir livremente, ao mesmo tempo em que essa liberdade contribui para o avanço dos negócios. É dessa forma que a comunicação horizontal pode acontecer. Em outras palavras, a interação entre funcionários e equipes para tratar de questões e desafios do cotidiano.
Além disso, o sentimento de inserção de todos nos processos da organização é fundamental para que cada um construa a sua autonomia no trabalho. Também o respeito à hierarquia acaba acontecendo de um modo mais fluido e intuitivo. Afinal, é necessário hierarquia como forma de organização do trabalho. A empresa é um grande organismo em que todos são responsáveis por sua parte, integrando departamentos para chegar ao sucesso com inovação.
6. Promover um ótimo ambiente de trabalho
Ter atitudes positivas é um diferencial simples, mas que pode promover bons resultados na conquista da autonomia no trabalho. Assim, tratar as pessoas com respeito, saber ouvir as demandas de cada um, ser amigável e criar uma relação cordial é uma chave importante para, aos poucos, fortalecer a motivação no ambiente de trabalho.
Validar com feedbacks honestos e cultivar a cultura do elogio também é uma forma de manter um ótimo sentimento de segurança e liberdade no trabalho. Parece algo simples e, muitas vezes, até visto com certo receio, afinal, elogios podem ser utilizados de forma ruim quando direcionados para obter regalias que invadam o espaço dos outros. Porém, a gente sabe quando o elogio é feito de maneira verdadeira, e se conectar com isso é uma ótima forma de crescimento pessoal.
7. Investigar e selecionar competências
Quando se conhece bem a equipe, é possível identificar as pessoas que, naturalmente, têm mais facilidade para ter atitudes de liderança. Dessa forma, ao saber os recursos que cada colaborador pode disponibilizar para o bom funcionamento da equipe, é mais fácil utilizar boas estratégias para a resolução de determinados trabalhos.
Para facilitar esse processo, é válida a identificação sistemática do gestor sobre as competências e habilidades de cada funcionário. Isso pode ser obtido tanto a partir da comunicação de cada colaborador quanto pela prática do dia a dia.
A autonomia no trabalho é uma oportunidade para facilitar mais produtividade, segurança e crescimento a longo prazo para a empresa e os funcionários. Afinal, conseguir tomar decisões acertadas, que rendam bons frutos, é uma habilidade que qualquer pessoa, do gestor ao vendedor, almeja ter. Como vimos, isso pode ser conseguido ao construir uma comunicação horizontalizada, capacitando os colaboradores e na promoção de um ótimo ambiente de trabalho.
E então, este conteúdo realmente ajudou você? Se a resposta for positiva, você pode, gratuitamente, manter-se informado com as melhores dicas sobre esses assuntos e muito mais. Basta curtir agora a nossa página no Facebook.