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5 dicas de como aumentar o ticket médio na sua sorveteria
Por Pedro
O ticket médio é um indicador de desempenho importante em todas as empresas. Para sorveterias, isso não seria diferente. Fechar negócios lucrativos, expandindo o valor que cada consumidor gasta no estabelecimento, é uma ótima estratégia para maximizar os resultados.
Para ajudar você a entender melhor o assunto, preparamos este artigo com 5 dicas muito úteis sobre como aumentar o ticket médio da sua sorveteria. Boa leitura!
Por que é importante criar estratégias de venda para aumentar o ticket médio?
O ticket médio é uma métrica que indica quanto, em média, cada cliente tem gastado na empresa. Quanto mais alto for esse número, melhor é o desempenho. Ele impacta diretamente sua margem de lucro.
Pense nos custos de aquisição de um novo cliente — campanhas de marketing, folders, anúncios — e contraponha com o investimento — atendimento, promoções e descontos — para um cliente que você já tem aumentar o valor das compras. Mais do que isso, aumentar o ticket médio pode significar ampliar as vendas com maior valor agregado.
Como aumentar o ticket médio?
Como visto, esse indicador é muito valioso, pois significa um impacto direto nos resultados. Para realizar melhorias aumentando o ticket médio elencamos 5 dicas práticas de como fazê-lo.
1. Entender custos e margem de lucro para precificar melhor
Primeiro de tudo, é preciso realizar um diagnóstico para entender os custos do negócio. Com essas informações, será possível definir os preços e, por consequência, as margens de lucro. Dependendo do que for constatado nessa análise, pode ser necessário aumentar os preços, o que implicará em uma elevação dessa métrica.
2. Otimizar processos para diminuir custos
Realizar melhorias nos processos produtivos, negociações mais favoráveis e aperfeiçoar o planejamento tributário são algumas das maneiras mais simples de diminuir custos e aumentar o ticket médio.
3. Promoções progressivas
Essa é uma estratégia muito atrativa para os clientes que não resistem à ideia de comprar mais por menos. Como consequência dos descontos progressivos, o volume de vendas aumenta.
4. Oferecer descontos para quem comprar mais
Descontos a partir de determinado valor, programas de pontos, brindes em compras de combos… Incentivar o cliente a gastar mais, dando a ele uma vantagem para isso, é o meio mais simples de ampliar esse indicador.
5. Aumentar o mix de produtos
Sorvetes artesanais, industrial, milkshakes, picolés, paletas, sorvete expresso, premium, vegano, opções não faltam para ampliar o mix de produtos e, com isso, realizar vendas complementares. Já diversificar o tamanho das porções ou combinações de sabores e casquinhas pode gerar upgrades.
Quais diferenciais uma sorveteria deve oferecer?
Mesmo com estratégias de ampliação do ticket médio, outros aspectos terão efeito sobre a decisão do consumidor. Por isso, apresentar diferenciais é importante. Os principais pontos para você atentar são:
- não abra mão da qualidade para diminuir preço ou aumentar margem;
- não descuide dos estoques para não faltarem sabores;
- busque oferecer o melhor atendimento para o seu cliente;
- invista em um ambiente agradável.
Não há melhor maneira de fazer sua sorveteria crescer do que lançar mão de nossas dicas sobre como aumentar o ticket médio. Tendo em vista a importância desse indicador e seu impacto nos resultados, tomar uma atitude nesse sentido já garante diferencial competitivo. Porém, é interessante manter a atenção em outras formas de agradar o cliente.
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