- Home
- Blog
Entenda como calcular o CAPEX e utilizá-lo em sua gestão

O termo CAPEX é uma abreviação popular usada especialmente no setor financeiro para resumir o termo inglês Capital Expenditure. Traduzindo esse trecho para a nossa língua, significa despesas de capitais.
É fato que, para uma empresa ter um bom planejamento financeiro, alguns fatores precisam ser analisados de maneira minuciosa, como as entradas, saídas, percentual de lucro e afins. Nesse sentido, explicaremos neste post como calcular o CAPEX e a sua importância na organização do caixa de sua empresa.
Está gostando do conteúdo apresentado? Então, prossiga a leitura e fique por dentro do assunto!
O que é o CAPEX ?
O CAPEX é considerado a quantidade de recurso financeiro destinado para investimentos em bens de capital de determinada empresa. Nesse sentido, tudo o que envolve a compra de equipamentos, veículos e instalações para o melhoramento do negócio está englobado nessas aquisições.
Além disso, o CAPEX está relacionado à manutenção de equipamentos, ferramentas e mais despesas (despesas de capitais) feitas durante as operações, a fim de aumentar a produção e lucratividade de uma empresa. Portanto, esse tipo de desembolso é uma constante e envolve também os serviços que são terceirizados.
Como calcular o CAPEX?
É fato que, frequentemente, as empresas precisam destinar dinheiro para a compra e reparação de máquinas e ferramentas usadas na produção de certos produtos. É nesse momento que entra o CAPEX, a quantidade de capital necessária para o desenvolvimento dessas ações.
Os principais investimentos que são englobados na categoria são: compra de um novo terreno, construção de uma nova fábrica, instalação de nova infraestrutura, compra de veículos e aquisição de ferramentas de informática.
O cálculo é bem simples e está relacionado diretamente aos ativos da empresa. Nesse cálculo não são levados em consideração os gastos com manutenção, e sim da aquisição dos bens.
Então, com um balanço patrimonial que era feito por meio da variação do Ativo Imobilizado (atual – anterior) e a depreciação era achado o valor do CAPEX. Essa fórmula é simples e fácil de ser aplicada.
Na parte contábil de qualquer empresa , quando são feitos os cálculos das despesas, a depreciação e amortização também são consideradas, tendo em vista que, conforme os bens são usados, eles vão perdendo o seu valor. Desse modo, a instituição precisa descontar nos custos fixos as taxas de depreciação e amortização.
Qual a importância do CAPEX na gestão de uma empresa?
Um dos principais benefícios desse indicador é o fato de o investidor ter a oportunidade de comparar resultados apurados pela empresa com o dinheiro que, por sua vez, foi aplicado na aquisição de certos bens. Além disso, o empreendedor consegue fazer uma análise criteriosa se houve ou não um retorno financeiro sobre o investimento feito.
Somado a isso, o CAPEX auxilia os gestores no que se refere às informações e dados da empresa, quais pontos precisam ser reavaliados e quais estratégias deram bons resultados. Assim, com essa técnica diversas marcas ganharão visibilidade e terão seu processos otimizados.
Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre como calcular o CAPEX, o seu funcionamento e a sua importância na gestão das empresas, tente adotar esse indicador em seu negócio e se prepare para bons resultados.
Gostou do conteúdo apresentado? Então, aproveite para ler mais sobre 10 dicas para ganhar dinheiro com uma máquina de sorvete expresso.