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6 dicas de como fazer benchmarking e analisar sua concorrência

Via
06 dez 2021

Por Via

6 dicas de como fazer benchmarking e analisar sua concorrência

O ambiente de negócios está mudando de forma rápida. A competitividade de um empreendimento depende de reações assertivas, ágeis e, principalmente, antecipadas em relação às tendências.

Assim, em um mercado tão dinâmico como o atual, é importante analisar a concorrência. Visando obter os melhores resultados, não basta conhecer os seus benefícios, é preciso entender como fazer benchmarking.

Para tanto, preparamos este artigo que explica desde o que é até as principais dicas para aplicar essa técnica e muito mais. Confira!

O que é o benchmarking?

Antes de partir para ação e começar a planejar como fazer benchmarking, é importante entender o que esse conceito significa. Essa palavra deriva de outra: benchmark, que significa referência.

Ou seja, tal técnica envolve uma análise profunda de outras empresas, especialmente as concorrentes ou atuantes nos segmentos relacionados, para que sirvam como referências a fim de otimizar os seus resultados.

Esse processo abrange comparar aspectos — ações, métodos, operações, produtos ou serviços, estratégias, posicionamento — que possibilitem a percepção de oportunidades de melhoria e o aumento da eficiência organizacional.

Qual é a importância de fazer o benchmarking para analisar a concorrência?

O benchmarking é a oportunidade de aprender com os erros e acertos dos concorrentes, com a intenção de alcançar melhores resultados para a sua empresa a partir disso. Tal técnica funciona como um guia para a tomada de decisão eficaz e implementação de otimizações seguras, pois, com a aplicação dela, o empreendimento tem uma referência para seguir, conhecendo os efeitos do que será efetuado, tanto quanto ao que deu certo no passado como em relação ao que não funcionou bem.

Nesse caso, as falhas também são úteis, gerando conhecimento sem que os impactos negativos delas sejam sentidos na sua organização, uma vez que ele é obtido da experiência de outros negócios.

Além disso, a importância desse tipo de análise está ligada aos diversos benefícios que gera para quem opta por realizá-la, permitindo que várias áreas sejam melhoradas. Veja mais a seguir!

Benefícios do benchmarking

Os benefícios do benchmarking se estendem do nível estratégico ao operacional, já que são tanto teóricos como práticos, oferecendo grande vantagem competitiva. Confira os principais exemplos disso a seguir.

Conhecendo o mercado

Desenvolvimento de um profundo entendimento do mercado e do nicho em que atua, assim como do conhecimento sobre a competição para a identificação de tendências e antecipação de ameaças externas.

Conhecendo-se

Ampliação do autoconhecimento garantindo a descoberta de falhas internas, potencialidades, oportunidades e maneiras de se diferenciar.

Melhorando processos e gestão

Otimização operacional e da gestão, que consequentemente reduz custos, permite preços mais competitivos, eleva o volume de vendas e afeta positivamente os resultados da empresa.

Aprendendo com a concorrência

Aprendizado de práticas de sucesso com base na experiência da concorrência, diminuindo os erros nesse processo e as consequências negativas para a organização.

Aumentando os lucros

Elevação da rentabilidade do investimento e melhor direcionamento das ações, tornando-as mais eficientes e pulverizando seus custos.

Otimizando as projeções

Aumento da capacidade de previsão de resultados, mensuração de metas e definição de objetivos, desenvolvendo uma visão concreta do futuro que amplia a motivação da equipe.

Inovando mais

Aumentam-se as oportunidades de conhecer e agregar inovação ou tecnologia ao negócio.

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Como fazer benchmarking?

Como visto, vale muito a pena utilizar essa técnica com o objetivo de avaliar a concorrência. Para que você consiga aplicá-la com sucesso em sua empresa, reunimos 6 dicas de como fazer benchmarking. Descubra quais são a seguir!

1. Estabeleça os objetivos

O primeiro passo de como fazer benchmarking não se trata de olhar para fora, e sim avaliar a sua empresa internamente para delimitar quais são os objetivos principais desta análise, de tal forma que os pontos prioritários fiquem estabelecidos.

Dependendo do seu modelo de negócio, o enfoque pode variar de produtos e métodos de produção, serviços, estratégias comerciais, de atendimento ou de marketing, tecnologia e inovação, atração de talentos, novos mercados, entre outros.

2. Selecione as referências

Essa é uma etapa crítica. A escolha adequada de quais concorrentes serão as referências é imprescindível para alcançar bons resultados com o benchmarking. Aspectos como o porte, o público-alvo e a capacidade de inovação são alguns dos elementos que influenciam a seleção.

Comece listando os principais players do seu nicho e depois avalie quais deles já passaram pelo seu contexto atual com sucesso ou têm experiências, mesmo que negativas, que agreguem aprendizado para você.

3. Defina indicadores

Outro ponto de como fazer benchmarking que não pode ser negligenciado são os indicadores a serem usados na análise. Isso diferencia um processo empírico, baseado no achismo, de uma avaliação profissional e segura.

A partir de cada objetivo, eleja quais métricas podem oferecer os melhores insights. Uma planilha em que as informações possam ser organizadas, correlacionadas, comparadas e filtradas é o instrumento ideal para essa listagem.

4. Obtenha dados

Muitas empresas que são referência no seu segmento divulgam estudos de caso e permitem que centros de ensino tenham acesso a eles. Além disso, a troca de experiência, desde que reciproca, ética e transparente, pode ser feita por profissionais.

Dessa maneira, pesquisas acadêmicas, consultorias, eventos da área, visitas, entrevistas dos gestores, network e canais de comunicação da empresa são algumas das fontes para obter dados.

5. Use metodologias e ferramentas para avaliar os resultados

Matriz SWOT, BCG, diagrama de causa e efeito entre outras metodologias ou ferramentas são aliadas importantes para apoiar a análise de dados, perceber oportunidades ou ameaças, bem como entender o que desencadeou erros em situações anteriores. Aplique-as e melhore o impacto do benchmarking.

6. Crie um plano de ação a partir das constatações

Não basta realizar o benchmarking e obter bons insights, o sucesso dele em sua empresa depende das ações tomadas a partir dessas constatações. O planejamento do que deve ser feito — estabelecendo como, quando, por quem e quais são as metas — é o início disso.

A proposta de trabalho deve abranger as estratégias consagradas utilizadas pelos concorrentes avaliados e melhorias nelas ou nas experiências que resultaram negativas, para que seu negócio fique um passo à frente deles.

Agora que você sabe como fazer benchmarking e avaliar sua concorrência, entendendo desde o que é essa técnica objetiva até quais são os benefícios que oferece, é hora de colocá-la em prática.

Mais do que uma maneira de superar a competição, ela possibilita o crescimento da empresa e uma melhoria constante sem o negócio precisar sofrer as consequências de falhar para obter o conhecimento.

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