- Home
- Blog
Composto Lácteo: veja qual importância na fabricação de sorvetes!

Você já deve ter ouvido falar no composto lácteo. Porém, sabe exatamente do que se trata, do que é feito e quais são os seus benefícios? O composto não é considerado um leite, visto que tem componentes vegetais em sua fórmula. Os principais são a soja, o milho e a canola.
Às vezes, o produto é indicado para a criança com mais de um ano pelo pediatra. Porém, o ideal utilizá-lo somente em ocasiões especiais, como quando há dificuldades na digestão do leite natural. Também é polêmico o uso do flavorizante doce no composto lácteo, que dá mais sabor. Isso pode gerar o hábito de ingerir alimentos doces nas crianças.
Podemos citar, entre outros, os compostos Ninho Fases, o Milnutri Pronutra e o Enfagrow. Conheça mais sobre a boa utilização do produto e como ele pode enriquecer suas receitas.
Entenda a diferença em relação ao leite
O leite natural é composto por gorduras, proteínas, água, vitaminas, lactose e outros elementos. Podemos ver que o composto lácteo é bastante diferente, não sendo um produto natural e tendo composições distintas. Eles acabam sendo alternativas nas quais pode-se incluir determinados nutrientes de acordo com a etapa do crescimento infantil.
Os compostos devem ser sempre indicados pelo pediatra e, mesmo assim, seu uso deve ser restrito. Devido às propriedades deles e à versatilidade, muitas receitas podem incluir o composto entre seus ingredientes.
Utilize o composto lácteo no sorvete
Uma das receitas que mais bem utiliza o composto lácteo em seu preparo é o sorvete. Ele age como um elemento que preenche a massa, substituindo o leite em parte ou totalmente. Além disso, é uma fonte rica de gordura. São muitos os benefícios dessa prática, como aplicação mais fácil, cremosidade ou textura. Conheça melhor as vantagens!
Facilite a aplicação
Como os compostos lácteos são produtos em pó, seu uso é bastante simples. Você pode utilizar os padrões convencionais de medidas — em gramas e colheres — para fazer suas receitas com fidelidade máxima. Isso sem contar que o composto é diluído tranquilamente na massa, suavizando bastante sua movimentação.
Desperdice menos
Com o uso do composto lácteo, você acaba utilizando porções menores de todos os elementos de sua receita. Afinal, ele é altamente concentrado, podendo também ser guardado durante um bom tempo. Isso tanto fora quanto dentro da geladeira.
Assim, você desperdiça bem menos ingredientes, necessita de menos espaço e sequer precisa refrigerar o produto. Conforme a sua receita, se ela equilibrar bem o leite com os compostos, a economia pode chegar a 50%.
Padronize as receitas
Um dos grandes desafios para quem revende alimentos é padronizar as receitas de forma eficaz. Afinal, o perfil nutricional dos ingredientes varia muito. O leite, por exemplo, nunca é igual em termos de lactose e gordura. Usando o composto lácteo, esses padrões podem ser mais bem mensurados.
Livre-se da gordura trans
Mesmo sendo industrializados, os compostos lácteos têm aspecto lipídico composto somente de ácido graxo, que vem do leite natural. Ou seja, não são necessárias as gorduras vegetais e trans, que alterariam os benefícios e a qualidade do alimento.
Como vimos, o composto lácteo traz propriedades vantajosas em relação ao leite natural. É o caso de seu uso em receitas como o sorvete, que só tem a ganhar com sua adição. Em questões nutricionais, há algumas vantagens, assim como no aspecto visual e na textura do alimento. Na próxima vez que fizer sorvete, experimente essa alternativa!
E aí, gostou de saber mais sobre novas opções para suas receitas caseiras? Então não deixe de se cadastrar em nossa newsletter. Temos muitas outras dicas incríveis como essas para você!