- Home
- Blog
5 dicas de controle financeiro para você usar na sua empresa

Para muitos franqueados, o controle financeiro é um desafio. Em meio às diversas tarefas diárias, parar e executar uma atividade tão burocrática pode parecer perda de tempo. Mas não é bem assim. Suas informações podem ser muito úteis.
Além de estar associada às obrigações fiscais e contábeis, a gestão financeira é um dos pilares para manter seu negócio funcionando. Afinal, não basta vender muito se o dinheiro mal fica em caixa. Uma empresa saudável não é a que fatura mais, e sim, aquela que gera lucro.
Está com dúvidas agora, não é mesmo? Não se preocupe, este artigo vai ajudar com 5 dicas para colocar em prática ainda hoje. Confira!
O que é controle financeiro?
O controle financeiro pode ser descrito como o conjunto de ações e decisões administrativas relacionadas à área. Planejar, analisar, acompanhar, organizar e registrar são algumas das tarefas que isso envolve.
Ele é um importante meio para assegurar a boa gestão de um negócio como um todo, uma vez que os investimentos para crescer e o capital de giro para continuar funcionando dependem de uma situação financeira saudável. Mais do que impedir que falte dinheiro, é esse monitoramento que garantirá que os resultados sejam positivos a longo prazo.
Quais são os benefícios de ter um bom controle financeiro para uma franquia?
Como visto, ter um bom controle financeiro é primordial para a continuidade do negócio. Trata-se da base para que a empresa prospere e cresça. Isso se deve aos inúmeros efeitos benéficos que essa prática permite. São eles:
- ajuste do fluxo de caixa: para garantir que os gastos serão cobertos em dia, a compatibilização de prazos entre recebimentos e pagamentos deve ser feita;
- redução de custos e corte de gastos desnecessários: perceber que algumas despesas não são necessárias e eliminá-las garantirá a saúde financeira de sua franquia;
- previsibilidade e planejamento: a análise e acompanhamento financeiro permite que o gestor identifique e priorize demandas, faça a previsão de faturamento e projete gastos, despesas ou investimentos, use de forma eficiente os recursos, aumente a lucratividade e avalie o equilíbrio, o retorno e os resultados;
- precificação adequada: em consequência das informações completas e confiáveis, custos e despesas são conhecidas, permitindo que se defina um preço de venda adequado para a manutenção do empreendimento;
- tomada de decisão eficiente: dados precisos, obtidos com um controle minucioso, possibilitam que as decisões tomadas gerem resultados efetivos e positivos;
- gestão contingente de crises: como o controle financeiro previne falhas da gestão e faz com que toda a área financeira seja otimizada, as crises podem ser administradas de maneira contingente, diminuindo ou evitando que seus efeitos negativos afetem o desempenho;
- redução de riscos: com uma administração financeira eficiente e custos otimizados, os riscos de empreender se tornam menores;
- ampliação da segurança financeira: com todos esses fatores beneficiando a qualidade da gestão, a segurança financeira se solidifica, tornando a franquia um investimento mais confiável.
Quais são as boas práticas de controle financeiro de uma franquia?
Usufruir dos benefícios de um bom controle financeiro está diretamente relacionado à implementação de boas práticas de gestão da área. Veja, a seguir, 5 dicas para aplicar na sua franquia!
1. Realizar um planejamento financeiro
O primeiro passo para o sucesso financeiro de um negócio é o planejamento. Como é uma atividade-chave, ela deve começar antes de a franquia estar em funcionamento, e ser realizada continuamente. Para tanto, será preciso:
- definir prioridades e o montante de recursos destinados a elas;
- registrar todas as movimentações financeiras;
- conhecer e seguir as normas contábeis e fiscais;
- projetar faturamento e custos;
- fazer uma análise de mercado e acompanhar a concorrência;
- fixar metas.
2. Controlar o fluxo de caixa
Realizado cotidianamente, o controle do fluxo de caixa é uma obrigação contábil, e também uma ferramenta de gestão financeira. Entradas e saídas, compras ou vendas, pagamentos e recebimentos influenciam a liquidez, bem como o planejamento.
A disponibilidade de recursos é o que vai garantir que a empresa honre seus compromissos em dia e expanda sua operação. Além disso, as informações sobre a movimentação financeira são fundamentais para a tomada de decisão.
3. Separar finanças pessoais das empresariais
Misturar as contas pessoais com as da empresa é uma prática perigosa. O negócio corre o risco de não ter disponibilidade financeira, deixar de realizar os pagamentos em dia ou não ter como investir, com seus recursos sendo usados para finalidades diversas. Já o proprietário pode ter que responder com seus bens particulares por dívidas da organização.
4. Contar com um bom sistema de gestão
As planilhas são uma ferramenta barata para registrar e consolidar dados financeiros. Mas um software de gestão empresarial é mais preciso, evita erros e automatiza diversas ações, otimizando tempo e aumentando a produtividade.
Há opções que, ao emitir a nota fiscal, já fazem o registro da entrada do valor ou da dívida a receber e dão baixa no estoque. O mesmo vale para recebimento de insumos e mercadorias, pagamentos, saídas, conciliação bancária etc. Todas as atividades estão integradas.
Investir em um sistema desde o início do funcionamento da franquia auxilia na análise das informações a longo prazo e evita uma transição trabalhosa para esse modelo. As consultas históricas, que são uma fonte de insights, se tornam rápidas com essa tecnologia.
5. Investir antes de retirar o lucro
Muitas vezes, quando uma franquia apresenta um bom faturamento e gera lucro, a tendência é querer usufruir dos resultados. No entanto, para quem deseja manter e fazer crescer seu negócio, o ideal é reinvestir esse dinheiro na própria empresa.
Isso servirá para comprar novas máquinas ou equipamentos, abrir unidades ou expandir a linha com novos produtos, colocando o negócio em vantagem competitiva e expandindo seu mercado. Lembre-se de que esse crescimento aumentará a lucratividade e os seus rendimentos futuros.
O controle financeiro é uma atividade básica da gestão de toda empresa de sucesso. A manutenção e a ampliação do empreendimento estão atreladas à qualidade com que esse monitoramento é feito.
Por meio dele, diversos benefícios podem ser alcançados, garantindo o futuro do negócio e a tranquilidade dos proprietários. Apesar de ser uma tarefa banal, investir em boas práticas é a melhor maneira de ter certeza de que tudo correrá bem. Assim, aplique nossas dicas de controle financeiro ainda hoje em sua franquia.
Achou este conteúdo útil? Então, compartilhe este artigo nas redes sociais para mais empreendedores conhecerem nossas sugestões.