- Home
- Blog
Descubra agora como fazer o inventário da sua sorveteria sem dificuldades

Toda empresa deve ter uma gestão ativa e eficiente do seu estoque, a fim de minimizar possíveis perdas. Esse cuidado também é fundamental em uma sorveteria, sendo preciso levantar tudo o que está armazenado — ou seja: a quantidade de matérias-primas, produtos acabados e outros suprimentos necessários ao bom andamento do negócio.
Nessa perspectiva, desenvolvemos o conteúdo a seguir para mostrar a você como fazer inventário. Afinal, em que consiste esse processo? Você tem dúvidas quanto ao assunto? Pois bem, não deixe de conferir o artigo até o final! Vamos lá?
O que é inventário e por que você deve fazê-lo periodicamente?
Em primeiro lugar, é necessário compreender que se trata da identificação, classificação e contagem de todos os produtos que estão em estoque. Ou seja: essa tarefa corresponde a um detalhamento global das informações relacionadas ao armazenamento dos itens.
Assim, é possível realizar uma gestão mais eficiente e produtiva do seu estoque. Produtos encalhados, próximos do vencimento ou danificados podem ser detectados e classificados. Assim, torna-se mais fácil implementar soluções que otimizem as potencialidades do negócio e minimizem as perdas.
Como fazer um inventário?
Agora que você já sabe qual é a importância dessa prática, vamos listar algumas dicas sobre como fazer inventário. Acompanhe!
Crie um código para cada produto
Uma forma inteligente de iniciar a lista de produtos do estoque é formatando um código para cada item. Esse processo objetiva facilitar a identificação na hora tanto da compra quanto da venda.
Como consequência, você verá que a agilidade trabalha a favor dos empresários. Isso decorre do fato de que é possível alcançar um volume de execução mais rápido e eficiente. Outro ponto interessante é a possibilidade de evitar erros no momento de entrada ou saída dos produtos do estoque.
Analise a rotatividade do estoque
Todo estoque tem uma taxa de rotatividade. Portanto, há alguns ciclos básicos de demanda e procura por determinados produtos — isso é ainda mais proeminente quando se analisa uma sorveteria.
Os empreendimentos do tipo apresentam uma sazonalidade: a procura por sorvetes é maior no verão, por exemplo. Então, existe um padrão de consumo por alguns insumos nesse período do ano.
Fazendo uma análise detalhada dessa rotatividade, torna-se viável intervir e prevenir possíveis situações desafiadoras. Com isso, o empreendedor se resguarda de momentos em que a produção pode aumentar bastante, exigindo um bom planejamento do estoque para sustentar tal crescimento.
Categorize os itens
Outra dica importante para a hora de fazer um inventário é categorizar os produtos de acordo com a finalidade que apresentam ou suas características importantes. As categorias podem ser estabelecidas de acordo com o volume e a similaridades entre os itens. Pense nisso!
Além da categorização dos produtos, deve haver uma periodicidade para a realização do inventário. É interessante pensar em adotar práticas mensais ou bimestrais de formulação desse trabalho. Assim, o empreendedor pode ter um controle mais eficaz do seu estoque e de todas as entradas e saídas do almoxarifado.
Diversas dúvidas costumam surgir na hora de fazer o levantamento do estoque. Entretanto, com a aplicação das estratégias que sugerimos acima, essa tarefa pode ser executada muito mais facilmente.
E então, gostou de saber mais sobre como fazer inventário? Para continuar seus estudos, confira agora como encantar seus clientes e, consequentemente, gerar mais vendas — um dos principais desafios dos negócios atualmente. Faça acontecer!