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Descubra como divulgar seu negócio gastando quase nada

O que faz um cliente preferir seu produto ou serviço? A qualidade pode ser a grande responsável por isso, mas sem uma boa divulgação, é difícil construir a imagem da sua marca. Apesar de muitos empreendedores enxergarem estratégias de publicidade e marketing como algo caro, é possível ter bons resultados sem gastar muito.
A publicidade nos negócios é importante porque ela desperta interesse de compra. Mesmo que seu cliente não precise do produto, ela ajuda a criar um relacionamento e garante que sua marca seja conhecida, reconhecida e comentada.
Neste artigo, você vai aprender a como divulgar um negócio, com algumas práticas para fazer isso por conta própria. Confira!
Crie perfis nas redes sociais
Depois de abrir seu negócio, a primeira coisa a se fazer, antes de aplicar qualquer ação na internet, é esboçar um plano de comunicação simples e estudar um pouco sobre marketing digital. Em quais redes sociais seus clientes têm perfil? Você precisa criar um site para relacionar suas redes? Quais conteúdos você pretende publicar?
Para fazer esse plano, você pode procurar materiais gratuitos — inclusive cursos oferecidos pelo próprio Facebook — que explicam o básico de marketing digital. Um erro muito comum, que denuncia uma estratégia amadora, é criar um perfil pessoal para a empresa, em vez de uma página corporativa.
Além disso, coloque em prática a divulgação. Você deve encarar as postagens como uma forma de comunicar algo de valor ao seu cliente, e não apenas sobre promoções ou conteúdos que falem bem da empresa.
Em geral, a linguagem deve ser bem-humorada, as postagens contêm dicas e a página precisa ser esteticamente agradável, com uma imagem de capa e de perfil produzidas de forma profissional.
Faça panfletos impressos
Embora as redes sociais sejam o grande foco das ações atuais do marketing, algumas táticas são pertinentes em determinados contextos e podem ser usadas como complemento. Em negócios locais, por exemplo, os panfletos impressos ainda funcionam bem, sobretudo no ramo alimentício.
O que você precisa ficar atento é que, dependendo do seu ramo, pode alcançar poucas pessoas interessadas no seu produto ao distribuir esses materiais. Imagine, por exemplo, que você tem uma imobiliária e quer fazer um material impresso com alguns imóveis que tem baixado o preço.
Faz sentido distribuí-los aleatoriamente? É provável que eles caiam na mão de muitas pessoas que não tem interesse em comprar uma casa. Nesses casos, as opções de segmentação de público das redes sociais funcionam melhor.
Ofereça amostras, brindes e cartões fidelidade
Quando uma empresa oferece uma amostra, ela realmente acredita na qualidade do produto. Até pequenos comércios do ramo alimentício, como sorveterias, devem estimular o cliente a experimentar um sabor. Com um bom atendimento, isso cria uma ótima impressão!
No caso dos brindes, o ideal é que eles tenham alguma função. Canetas e blocos de papel personalizados com a sua marca remetem facilmente ao seu nome! Com o progresso financeiro, você pode desenvolver brindes mais criativos.
Os cartões fidelidade são opções simples e baratas para conseguir, justamente, fidelizar seus clientes. No entanto, é preciso oferecer produtos e serviços de qualidade para que eles reconheçam que continuar a comprar ali vale a pena.
Organize uma base de dados dos clientes
Para conhecer melhor seus clientes, você pode começar a coletar alguns dados. Qual é a idade deles? Qual o e-mail? Qual o telefone? Isso permite que você conheça seu público e entre em contato com ele.
É importante lembrar que você deve ser cordial ao solicitar essas informações e o contato por essas vias diretas precisa ser discreto. Afinal, ninguém gosta de ser importunado, não é?
Agora você já sabe como divulgar um negócio do zero. Para que seu empreendimento dê certo, não esqueça de fazer a publicidade. No início, faça um plano com as táticas que você pode usar e, aos poucos, invista mais na área. Uma dica final é sempre analisar se as estratégias estão dando certo. Caso você perceba que o caminho é outro, não hesite em experimentar novas formas de divulgação!
Você já começou a desenvolver alguma estratégia de divulgação para seu negócio? Conte suas ideias para a gente nos comentários!