- Home
- Blog
Novos empreendedores e MEIs: 5 dicas para gerenciar finanças

Como você já sabe, abrir um novo empreendimento não é uma tarefa fácil. Exige muito planejamento e organização por parte do novo empreendedor. Um dos maiores desafios é o de gerenciar finanças de forma adequada.
Para ajudar você nessa jornada, separamos 5 dicas que poderão melhorar o seu dia a dia. Quer saber quais são? Então confira o nosso post!
1. Calcule o investimento total para abrir o negócio
Começar o negócio endividado e sem saber como vai cobrir os custos pode gerar desorganização financeira e, consequentemente, prejudicar a sua gestão. Então tenha certeza de calcular o seu investimento total na hora de começar a empreender.
Não se esqueça de verificar o que vai pagar de imposto, como funciona as notas ficais, os direitos trabalhistas, o material de escritório e de criar uma rede de contato com os fornecedores.
2. Não misture finanças pessoais e empresariais
Tenha bem em mente que existe uma grande diferença entre as suas contas pessoais e as contas que você precisa pagar para manter o empreendimento. O erro de misturar as finanças é muito comum para quem está começando e pode ameaçar a saúde financeira do negócio.
Para evitar essa situação é recomendado que o empresário retire uma renda fixa, como se fosse um salário que receberia em uma empresa para pagar as despesas pessoais. E deixe o restante do dinheiro para pagar o que precisa na empresa, para mantê-la por um determinado período ou até mesmo para investimentos no futuro.
3. Faça o fluxo de caixa
Outro ponto muito importante é fazer um monitoramento do fluxo de caixa. Controlar quanto entra e sai de dinheiro. Também é necessário prestar atenção as datas que isso acontece. Assim, é possível se programar e saber quando vai pagar cada coisa do seu negócio.
Dessa forma, você também vai conseguir saber se o seu empreendimento está realmente sendo lucrativo. Isso vai torná-lo mais motivado para continuar empreendendo.
4. Invista na sua capacitação
Não se esqueça de investir na sua capacitação. Não é por que você montou um negócio próprio que não precisa aprender novas coisas. Muito pelo contrário, para gerenciar finanças de forma adequada talvez seja necessário procurar por cursos que auxiliem você nesse processo.
Um importante aliado nisso é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que oferece mais de 40 cursos e palestras que focam na gestão de um empreendimento.
5. Tenha uma reserva pessoal
Em casos de uma emergência em sua vida pessoal, é importante que você não conte com o dinheiro que tem investido no seu negócio. Por isso, é preciso que você crie uma reserva pessoal. Assim, sempre que surgirem imprevistos você terá de onde retirar o dinheiro sem prejudicar o seu empreendimento.
Fica claro que gerenciar finanças de forma adequada é um desafio que novos empreendedores podem vencer. Ao seguir as dicas que apresentamos você estará muito mais perto de conseguir os resultados que espera e ser bem-sucedido no mercado.
Gostou de conhecer essas 5 dicas para gerenciar finanças? Quer continuar lendo assuntos de qualidade como esse? Então veja outros artigos em nosso blog!