- Home
- Blog
Empréstimo para MEI: saiba como funciona e como conseguir

Ser um microempreendedor individual — MEI — traz vantagens incríveis para quem deseja ter o seu próprio negócio. No entanto, essa forma de empreender, como todas as outras, também exige que você faça alguns investimentos para ser bem-sucedido no mercado. A verdade é que o seu dia a dia pode impedi-lo de ter o dinheiro que tanto deseja investir. Nesse caso, a melhor alternativa pode ser recorrer a um empréstimo para MEI.
Mas como fazer isso? Confira o nosso post e veja a resposta para essa e outras perguntas!
Conheça os principais tipos de crédito
Tenha em mente que um microempreendedor individual é uma pessoa autônoma que decide legalizar o seu negócio e obter todas as vantagens que um CNPJ — Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica — pode dar.
Dessa forma, é importante conhecer quais são os principais tipos de financiamento. Você pode optar por:
Empréstimo pessoal
Nesse caso, você não usará o CNPJ e sim o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). Para comprovar a sua renda é necessário tirar um extrato dos últimos 90 dias de uma conta-corrente no nome da pessoa física.
O pagamento das taxas de juros nesses casos varia muito de banco para banco e da modalidade de empréstimo que foi escolhida por você.
Microcrédito
Esse é um crédito oferecido para pequenos empresários formais e informais que não têm um sistema financeiro comum. Esse tipo de empréstimo recebe o nome de microcrédito pois o valor será menor do que o de costume para pessoas jurídicas.
Após fazer a solicitação não há garantias de que ele será aprovado, afinal depende muito do solicitante. Apesar disso, caso seja aprovado, a liberação do dinheiro nessa modalidade é feita de forma rápida.
Crédito
É um empréstimo comum em que você vai entrar em contato com o banco e decidir qual a melhor opção para o seu caso.
Algumas instituições financeiras como BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia oferecem algumas vantagens no empréstimo para MEI.
Mas as taxas de juros não são iguais em todos esses bancos. Por isso é necessário pesquisar cada uma dessas instituições antes de decidir aceitar uma proposta.
Veja a documentação exigida para MEI
Cada instituição financeira vai pedir alguns documentos específicos no momento de concessão do empréstimo. Mas normalmente são solicitados:
- comprovante de endereço;
- CPF ;
- RG (Carteira de identidade) ;
- Certificado de Condição do Microempreendedor Individual.
MEI deve tomar alguns cuidados antes de fazer um empréstimo
Antes de ter o empréstimo para MEI aprovado é importante pensar bem em como usará o dinheiro. Os seus recursos serão limitados e caso não sejam bem aplicados podem resultar apenas em mais uma conta para pagar. Investir de forma consciente é o que vai tornar essa opção uma excelente ideia para empreender.
Conhecer as formas de empréstimo para MEI antes de decidir se vai fazer a solicitação é fundamental para planejar e executar as suas ações de forma adequada. Quanto mais conhecimento você tiver no assunto, mais claro ficará o que deve ser feito para empreender.
Gostou de saber como funciona e como conseguir um empréstimo para MEI? Quer ter acesso a mais conteúdo de qualidade como este? Siga as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!