- Home
- Blog
Fabricar picolé: 4 dicas para iniciar um empreendimento

Mas se você acredita que eles só fazem sucesso no verão, fique sabendo que eles podem ter apelo durante todo o ano. Além disso, o mercado só tem a crescer. O aumento mundial previsto para o setor é de 4,1% ao ano, de acordo com a empresa de pesquisas Grand View Research.
1. Providencie o espaço adequado para fabricação de picolé
O ambiente para instalar as máquinas de produzir picolés não precisa ser extremamente grande, mas é preciso haver espaço para a movimentação das mercadorias e de quem trabalha no local.
Para garantir a higiene, providencie uma área independente para a carga e descarga de matérias-primas. Também é válido instalar prateleiras nas paredes a no mínimo 25 centímetros do chão e criar normas de higienização.
2. Compre boas máquinas
Existem diversos tipos de máquinas para montar uma fábrica caseira de produção de picolés. Para escolher a melhor opção para seu espaço, considere as necessidades técnicas de cada uma e suas medidas. Máquinas pequenas tem uma produção pequena de 200 picolés por hora, mas esse número pode variar muito, assim como o preço.
Se você pretende instalá-las em um mezanino ou em um segundo andar, verifique quanto peso essa estrutura suporta. Afinal, algumas máquinas podem pesar mais de 1 tonelada!
3. Seja rigoroso no processo
O picolé precisa ser congelado rapidamente quando entra em um tanque de imersão com um fluído a uma temperatura com cerca de –20 graus. Para que ele não forme cristais de gelo, essa etapa precisa ser respeitada de forma rigorosa. As receitas também precisam ser seguidas à risca, com proporções corretas.
Para fabricar o picolé, é preciso criar uma calda base, muito parecida com a que utilizada na preparação de sorvetes, mas que não leva emulsificante. Os principais produtos da receita são:
- água ou leite;
- açúcar;
- glicose;
- saborizante;
- liga neutra.
4. Faça um curso
Você pode aprender a melhor forma de garantir a qualidade desses processos em um bom curso, já que a produção do picolé tem alguns segredos: é preciso cuidar para que ele não apresente frisos de gelo, seja cremoso e não derreta durante a finalização. Além dessas etapas, os cursos podem lhe ensinar novas receitas.
Agora que você já sabe como dar os primeiros passos para fabricar picolé, coloque esse tipo de empreendimento na sua lista de possíveis negócios. Os equipamentos exigem um investimento médio, mas o lucro é alto. Com um espaço adequado, máquinas de empresas confiáveis e processos corretos, seus picolés podem fazer grande sucesso!