- Home
- Blog
Afinal, como abrir uma gelateria? Entenda!

Reinventado na Itália durante o Renascimento, o gelato é uma sobremesa artesanal que se tornou tendência nos últimos tempos. Por esse e outros motivos, abrir uma gelateria pode se provar uma ideia de negócio chamativa e lucrativa. Os ingredientes são escolhidos minuciosamente e a fabricação usa técnicas diferenciadas, tudo isso garantindo um produto final que caiu no gosto dos consumidores de sobremesas geladas.
Neste post, vamos explorar um pouco mais sobre a história dos gelatos, como fazê-los e por que você deveria investir na sua gelateria!
Qual a diferença entre gelato e sorvete?
A única possível diferença é relativa às matérias-primas de ambos: sempre se produz gelato com materiais frescos, enquanto o sorvete pode ser feito a partir de ingredientes industrializados. Além disso, os gelatos usam gordura animal, geralmente vinda do leite de vaca, e os sorvetes têm um acréscimo de gordura hidrogenada vegetal para melhorar sua consistência.
Existem gelatos artesanais e semi-artesanais. Saborizam-se os semi-artesanais com ingredientes pré-processados, como geleias de fruta, caldas e nozes trituradas, já os artesanais são produzidos com frutas e nozes in natura.
Como funciona a produção de gelato?
Ela começa na escolha das matérias-primas. Deve-se selecioná-las cuidadosamente, a fim de garantir a qualidade do produto final. Em seguida, é feita a homogeneização e a emulsão dos insumos. A pasteurização, etapa seguinte, melhora a homogeneização e elimina possíveis fontes de contaminação por meio do aquecimento rápido.
Depois, vem o resfriamento, também rápido e no mesmo equipamento da pasteurização, tudo feito simultaneamente para obter um gelato cremoso e com a consistência perfeita. Por fim, o produto quase pronto é ultracongelado. Faz-se o ultracongelamento muito rapidamente para assegurar estrutura e decoração ideais. Além disso, o ultracongelamento também fica responsável pela inibição da formação de cristais de água, que podem tornar a consistência menos agradável.
Como montar uma gelateria?
Abrir uma gelateria é uma excelente ideia de investimento. Para quem se interessou por esse processo produtivo e quer montar um negócio no ramo, a seguir vamos dar algumas dicas de como começar com o pé direito.
Faça cursos de produção de gelato
Já abordamos, basicamente, todo o processo produtivo de um gelato. Contudo, para o sucesso de uma gelateria, é necessário se aprofundar cada vez mais em como fazer o gelato perfeito. Além disso, vale investir em cursos para toda a equipe, afinal, um time alinhado aos mesmos princípios de produção e qualidade é garantia de sucesso.
Aposte em ingredientes de qualidade
Para que uma orquestra se apresente, todos os instrumentos precisam estar afinados — e na produção de gelato, esse conceito se repete. Todos os ingredientes devem levar qualidade superior para produzir um excelente e saboroso gelato. Mesmo com equipamentos modernos e técnicas avançadas, as matérias-primas precisam contar com boa procedência.
Estude o mercado e conheça seus clientes
Conheça o mercado, seus concorrentes, as oportunidades de inovação e as preferências dos seus clientes. Para tanto, use ferramentas de gestão e, caso necessário, busque profissionais da área para auxiliar nessa pesquisa, pois se trata de um importante detalhe para o sucesso da sua gelateria.
Invista em um bom ponto e na segurança alimentícia
Por fim, ao abrir seu negócio, escolha um ponto comercial que o evidencie. Além da localização, se preocupe também com as instalações do comércio. É essencial que sua gelateria esteja atenta às boas práticas de fabricação, para oferecer gelatos saborosos e de procedência segura. Seguindo as dicas que demos acima, abrir uma gelateria pode se mostrar mais simples — e uma certeza de sucesso.
Entre em contato conosco e conheça as melhores ferramentas e soluções para sua gelateria!