- Home
- Blog
Gelato artesanal: entenda por que você deve investir nele!

Eles são conhecidos por ter um sabor único, uma qualidade excepcional e por fazer uso de técnicas diferenciadas para a sua fabricação. Por isso, os gelatos artesanais têm conquistado a cada dia o gosto dos consumidores no Brasil e no mundo.
Sua textura cremosa é o resultado de um processo cuidadoso na sua produção. Afinal, diferentemente de outros sorvetes, os gelatos não utilizam conservantes em sua composição e os ingredientes usados são naturais, frescos e se encontram no melhor estado.
Está gostando do conteúdo apresentado? Prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais informações!
Como e onde surgiu o gelato artesanal?
O gelato percorreu uma longa história antes de chegar a sua configuração atual. Inicialmente, era feito através da mistura de gelo com diversos tipos de frutas e açúcares, porém, foi reinventado na Itália, no período do Renascimento e, desde então, sua qualidade e aspecto se tornaram mais agradáveis. Por consequência, atraiu mais consumidores.
Desse modo, a produção desse gelado comestível começa com a boa escolha de insumos para a sua produção. Nesse sentido, depois de escolhidos os ingredientes, algumas etapas são fundamentais para um bom resultado. Dentre elas, destacam-se a homogeneização, a pasteurização e o ultracongelamento.
Quais as diferenças entre o gelato artesanal e os demais sorvetes?
Apesar de usarem ingredientes básicos semelhantes, a produção desses dois tipos de sobremesa ocorre de forma diferente. O primeiro ponto a ser destacado é a quantidade de gordura usada em cada receita. Enquanto os gelatos usam a gordura animal, normalmente, do leite da vaca, os sorvetes industrializados fazem uso de gorduras vegetais durante sua fabricação.
Além disso, uma modificação importante que precisa ser pontuada é o ar. Os gelatos artesanais não fazem acréscimo de ar em suas receitas. Já as guloseimas geladas industrializadas podem ganhar até o dobro do seu peso em ar, o que aumenta de forma significativa o seu tamanho.
É preciso destacar, também, a quantidade de açúcar usado nesses produtos. Os gelatos artesanais utilizam pequenas porções do ingrediente, a fim de garantir a textura ideal e conseguir realçar o gosto original das frutas. Em contrapartida, os sorvetes industrializados usam quantidades maiores de açúcares, corantes e outros aditivos químicos.
Quais são as vantagens de investir nesse mercado?
É visível que gelados comestíveis são uma das sobremesas mais consumidas no Brasil e no mundo, e a popularidade e aceitação entre o público consumidor é notável. Diante disso, é fato que esse mercado é aquecido e sua tendência é só aumentar, visto que seus produtos são consumidos por pessoas de diversas idades e camadas sociais.
Dessa maneira, investir nesse setor é uma das principais atitudes para o empresário que deseja alavancar as suas vendas e gerar maior visibilidade da sua marca. Um exemplo disso é a produção de gelato artesanal premium. Esse produto, para ser fabricado, custa, em média, R$15,00/kg, e pode ser vendido facilmente por R$90,00/kg, aumentando significativamente a lucratividade da sorveteria em questão.
Por fim, para ter sucesso em seu empreendimento, seja na área de fabricação de gelatos artesanais, seja em outros setores, é fundamental que se conheça todas as etapas de produção do alimento que você deseja vender. Contrate uma equipe de colaboradores que estejam aptos a fabricar sorvetes de qualidade.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para ler mais sobre tipos de sorvete: tudo que você precisa saber para a sua sorveteria.