- Home
- Blog
Quais as diferenças entre gelato e sorvete? Descubra agora!

Muita gente quando ouve a palavra “gelato” acredita se tratar apenas da tradução italiana para sorvete. Embora isso não esteja errado, no contexto brasileiro, quando falamos sobre gelato e sorvete estamos nos referindo a produtos similares, porém com características diferentes.
Neste post, vamos explicar as principais características que fazem o sorvete ser diferente do gelato e por qual motivo a sua sorveteria deve oferecer essas e outras opções. Como bônus, vamos comentar sobre outro produto semelhante ao sorvete, o sorbet. Confira!
Qual é a origem desses produtos?
A primeira coisa que precisamos saber para entender a diferença entre sorvete, gelato e outros alimentos que tenham a base congelada é entendermos a sua história. Como essa sobremesa foi criada e se popularizou? Acredita-se que a sobremesa que deu origem ao sorvete tenha origem na China, há aproximadamente 4 mil anos era elaborada com leite e arroz, congelada na neve. A sobremesa era voltada para a elite chinesa, pois, somente os nobres tinham condições de dispor de leite e de câmaras frigoríficas subterrâneas, que permitiam a conservação do produto.
A chegada do produto à Europa é creditada a Marco Polo, que em sua viagem à China teria experimentado os cremes congelados de frutas e levou as receitas em sua bagagem. Demorou alguns anos até que a sobremesa se popularizasse no velho continente e desse origem a uma série de produtos e variações que ganharam o mundo, dentre os quais se destacam o sorvete e o gelato.
Quais são as principais diferenças entre sorvete e gelato?
Embora muita gente acredite se tratar do mesmo produto, há algumas diferenças conceituais e técnicas entre o sorvete e o gelato, a começar pela forma como são conservados. Veja abaixo os principais pontos.
Diferenças em relação aos ingredientes utilizados
Um dos diferenciais do gelato é ser um produto feito artesanalmente, com a utilização de ingredientes frescos — o que indica a necessidade de consumo imediato. A base tradicional da receita inclui água, açúcar, leite e a fruta que dará o sabor.
O frescor dos alimentos é a característica principal de um gelato, que pode ser elaborado priorizando as frutas de cada época. Esse aspecto pode se tornar uma excelente ferramenta de marketing para os empreendedores mais criativos.
Já o sorvete utiliza a mesma base líquida do gelato, contudo traz produtos lácteos, como o creme de leite e o creme anglaise. Como são elaborados para durar mais, ele apresenta maior quantidade de açúcar, gordura e aditivos.
Diferenças em relação à textura
É possível identificar um gelato por sua textura, ligeiramente diferente de um sorvete tradicional. Ela é garantida pelo equilíbrio entre açúcar e água, que deve ser dosado de acordo com o sabor do produto. Mel e sacarose têm pontos de congelamentos diferentes e se isso não for considerado, a cremosidade do gelato pode ser comprometida.
Os gelatos a base de leite contêm gordura do leite, enquanto os que são produzidos a base de água não apresentam esse elemento. Além disso, o gelato leva menos ar do que o sorvete, o que o torna mais denso e firme, sem perder a maciez. No sorvete, além do uso de açúcares para evitar que ele fique com pedras de gelo, mesmo com o controle de níveis de congelamento semelhante ao do gelato, é utilizado emulsificante para acentuar o sabor e manter a consistência.
Diferenças em relação à temperatura de congelamento
O gelato precisa de uma temperatura menos baixa do que a do sorvete. Assim, ele deve ser servido entre -12 °C e -14 °C, para não perder o sabor 100% natural da fruta, já que não há a utilização de agentes artificiais para intensificá-lo. Os sorvetes trazem agentes emulsificantes espessantes, o que permite serem armazenados em temperaturas mais rigorosas, sem perderem o sabor. O ideal é que eles sejam servidos em temperaturas entre -18 °C e -25 °C.
Por que vale a pena investir na produção de gelatos?
O mercado de sorvetes e gelatos está cada vez mais amplo, isso porque as pessoas estão em busca de sabores, texturas e experiências diferentes. É comum ver sorveterias em praticamente todos os bairros movimentados, mas poucos são as que inovam criando sabores e produtos diferentes, que atraem público diferenciado e aumentam o valor agregado
Oferecer o gelato além do sorvete tradicional pode ser a oportunidade que a sua loja precisa para atrair novos clientes e fidelizar os atuais. Muitos estão dispostos a pagar um pouco mais caro pela qualidade, sendo que boa parte desse público dá preferência para produtos mais naturais, com menos açúcares e aditivos, como o gelato.
Bônus: o que é sorbet?
Se a nossa missão neste post é ajudar a sua sorveteria a vender mais, diversificando produtos, vamos comentar sobre outra variação dos sorvetes, o sorbet. Ele é elaborado à base de água, açúcar e sabor — que pode vir de polpa, sucos, pedaços de frutas e até agentes saborizantes. Como não há açúcares nem gorduras, é uma opção mais leve, com textura granulada. É bastante utilizado em restaurantes como forma de limpar o paladar com refrescância, no lugar dos líquidos.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a diferença entre gelato e sorvete e como a diversificação de produtos pode ser boa para o seu negócio. O mercado de sorvete já deixou de ser apenas sazonal, visto que as pessoas não estão em busca apenas de se refrescar por causa do calor, mas querem experimentar sabores e texturas diferentes. Para atender a alta demanda desse público exigente, a diversificação do cardápio é fundamental.
Em suma, podemos dizer que existem muitas diferenças entre o gelato e o sorvete, mas o mais importante é que você produza produtos de qualidade, com boas receitas e excelentes ingredientes. Além disso, é fundamental utilizar os melhores equipamentos, capazes de otimizar a produtividade e agregar valor aos produtos elevando o padrão de qualidade da sua sorveteria.
Gostou deste post? Então, que tal curtir a nossa página do Facebook para acompanhar as nossas postagens?