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Gerente de expansão: 6 dicas para ter destaque

O modelo de franquias cresceu de modo exponencial no Brasil nos últimos anos, com as mais diferentes marcas querendo ganhar o território nacional, e o aporte de investimento direto de empreendedores que buscam um modelo de negócios sólido. Nesse cenário, um profissional tem ganhado um grande destaque, é o gerente de expansão. Mas o que ele faz?
A atribuição de um gerente de expansão varia de acordo com a força da franquia, mas o principal objetivo desse profissional é tornar o modelo de negócio mais atrativo para apresentar aos interessados. Sendo assim, além de ser um bom planejador, é importante que o gerente de expansão seja um bom vendedor, pois ele será o responsável por repassar todas as informações antes da assinatura do contrato, além de fornecer o treinamento antes da abertura da loja.
Diante da importância desse profissional, neste post, apresentamos 6 dicas para o aprimoramento dessa função. Confira!
1. Tenha bom feeling para encontrar oportunidades
Uma das principais atribuições para o gestor que tem o interesse de expandir uma rede é o de fazer pesquisas direcionadas. Essas pesquisas devem levar em conta os potenciais clientes e a avaliação da concorrência que será enfrentada.
A partir dessa pesquisa será possível mapear as empresas que ofertam o mesmo produto em sua região e as eventuais falhas que eles cometem. Assim o gerente de expansão abre margem para conquistar o público-alvo que não é fidelizado.
Para que isso seja possível, o profissional deve trabalhar ao lado do franqueador em busca das melhores oportunidades para a abertura de novas unidades. Com o bom feeling para encontrar essas oportunidades, baseando-se sempre em bons insights que podem ser obtidos com boa análise de dados, tal profissional deverá elaborar os planos de ação e metas que precisam ser batidas a cada ano para o negócio ser viável.
2. Mantenha uma boa capacidade de comunicação
Se uma das atribuições do gerente de expansão é a de buscar novos mercados conhecendo o público-alvo, a capacidade de comunicação passa a ser primordial. Isso porque, para mapear os potenciais consumidores que estariam interessados em seus produtos, ele terá de ir além dos dados frios em uma tela de computador.
É necessário ter algum tipo de contato real com as pessoas, seja de forma presencial, seja via redes sociais, para fazer pesquisas em tempo real com mais proximidade. Entender os motivos que fariam eles deixarem de comprar com a concorrência para mapear oportunidades faz parte do processo, assim como é importante entender a reação deles com as mudanças que a marca franqueada sofre.
3. Aprimore a capacidade de atrair novos franqueados
Depois de fazer a análise e as pesquisas, é hora de colocar a mão na massa, ou seja, cumprir a função trivial de um bom gerente de expansão — a de selecionar novos franqueados. Aqui começa um novo processo estratégico que envolve uma boa seleção de candidatos, afinal, não é qualquer pessoa que deve assumir a sua marca, mas as capacitadas para contribuir com o crescimento da empresa.
Mais do que um franqueado, você está em busca de um parceiro de negócios, pois a qualidade da gestão dele auxilia com o fortalecimento da marca, possibilitando o crescimento escalar da rede.
Primeiro, faça uma triagem para selecionar os candidatos que tenham o perfil ideal para a franquia. Após essa primeira triagem, é hora de entrevistar os candidatos e identificar se eles possuem capital suficiente para fazer o investimento necessário.
Um ponto importante que deve ser percebido e alinhado durante essa entrevista é sobre a predisposição do franqueado em seguir as regras da franquia, afinal, a empresa precisa ter um padrão, tanto em termos de branding quanto em termos de qualidade. Outro fator importante é avaliar a capacidade que ele tem de trabalhar em equipe.
4. Informe tudo sobre a franquia
Selecionou o franqueado? Agora é o momento de aprofundar um pouco mais e dar todas as informações necessárias a respeito da franquia. O investidor precisa entender de maneira clara e objetiva qual é o modelo de funcionamento da empresa, nos mínimos detalhes. Outro ponto a ser alinhado são as taxas cobradas para a adesão e os valores mensais que ele deverá repassar ao franqueador por usar a sua marca.
Com transparência, os dois lados passam a ter uma maior segurança em relação aos negócios, já que o franqueado conhece os detalhes do modelo da franquia e o gerente de expansão sabe o que esperar do franqueado. Assim, a assinatura do contrato se torna um processo apenas burocrático, pois o alinhamento já aconteceu.
5. Seja claro durante a assinatura do contrato com novos franqueados
Agora chegou o grande momento — a assinatura do contrato — e mesmo com tudo alinhado desde o processo de entrevistas, garanta que nenhuma dúvida fique sem respostas. Esse é o momento da oficialização da parceria, em que o franqueado passa a ser o grande responsável por essa nova unidade e assume o compromisso de manter o padrão da empresa.
Lembrando que esse processo é meramente burocrático, afinal, o procedimento completo, desde o contato com o investido até o fechamento do contrato leva entre 90 e 120 dias, ou seja, tempo suficiente para que seja tudo alinhado. A partir disso, é hora de qualificar os profissionais que estarão atuando na nova franquia.
6. Qualifique para manter o padrão
O treinamento é parte fundamental do processo para que a franquia dê o resultado esperado, pois é de suma importância que todas as unidades da marca mantenham o mesmo padrão produtivo e de qualidade.
Essa produtividade e qualidade é obtida, além da estrutura oferecida pela empresa, pela qualificação dos colaboradores, que precisarão receber todo o know-how necessário para operar as unidades.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância do gerente de expansão e que nossas dicas possam ajudar a sua empresa quando for implementar esse processo. O gerente de expansão é um profissional-chave para o sucesso de uma franquia e a sua boa atuação contribuirá para que a empresa cresça de forma exponencial, mantendo a unidade, mesmo com gestores diferentes, ao mesmo tempo que garante a qualidade.
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