- Home
- Blog
Como fazer uma boa gestão do capital de giro na sorveteria?

A sua empresa tem uma boa gestão de capital de giro? Se você não sabe exatamente como responder a essa pergunta, está na hora de rever alguns conceitos. A gestão de capital de giro é primordial para a saúde financeira de uma empresa, fazendo a diferença no crescimento sustentável.
É o capital de giro que permite que a empresa consiga ter fluidez e que os gestores possam traçar metas tendo uma base segura. Também, permite que a empresa possa manter um controle de gastos que resguarde o pagamento de itens de primeira necessidade para a sua produtividade.
Para ajudar a sua empresa a otimizar a gestão de capital de giro, neste post, trazemos algumas dicas objetivas para atingir esse objetivo. Confira!
O que é a gestão do capital de giro?
A gestão de capital de giro é um conceito relacionado a todos os esforços que uma empresa faz para gerenciar seus ativos e passivos circulantes. Como o capital de giro se refere à diferença entre esse ativo circulante e o passivo circulante, podemos dizer que essa gestão tem como meta garantir a liquidez, para que o negócio consiga manter em dia suas dívidas e despesas de curto prazo.
Como fazer uma ótima gestão de capital de giro em uma sorveteria?
Agora que já entendemos o conceito de gestão de capital de giro, vamos entender como implementá-la em sua sorveteria, com ações pontuais e objetivas. Confira!
Mantenha um controle rigoroso dos gastos
É importante que você mantenha um registro sólido com todos os gastos da sorveteria, para identificar os possíveis problemas de gestão. Com esse controle, você poderá, por exemplo, identificar os custos que podem ser reduzidos e até aqueles que podem ser eliminados, oxigenando mais ainda o caixa.
Tenha disciplina financeira
Um erro comum entre os gestores de pequenas e médias empresas é o de separar a receita de acordo com as suas respectivas finalidades. Nesse cenário, o capital de giro acaba por ser usado para a cobertura de despesas, sem haver a sua devida reposição. Por mais que essa possa parecer uma burocracia desnecessária, quando o gestor tem uma disciplina financeira, alocando os rendimentos de forma organizada, reduz consideravelmente os eventuais riscos que possam atingir o seu caixa.
Negocie com fornecedores
A negociação com fornecedores também contribui para a boa gestão de capital de giro, evitando que a empresa use esses recursos em uma situação que poderia ser contornada com o uso da diplomacia. Por isso, escolham bem esses fornecedores e busque formas de pagamento mais confortáveis, negociando a redução de acréscimos no pagamento a prazo e buscando descontos quando pagar à vista.
Fique atento aos prazos
A inadimplência de clientes e parceiros também compromete a sua gestão de capital de giro, pois você terá que repor o dinheiro devido para cobrir os custos que esse débito supriria. Se a sua sorveteria fornece produtos ou matérias-primas para revendedores, por exemplo, planeje bem os contratos e opte por receber antecipadamente os pagamentos.
Quais são os benefícios de uma boa gestão de capital de giro?
A gestão de capital de giro é uma tarefa que deve fazer parte do dia a dia da empresa e, quando bem implementada, pode trazer uma série de vantagens. Veja abaixo quais são as principais:
- amplia a vantagem competitiva, pois a empresa pode passar por momentos de crise com menos riscos;
- prepara a empresa para lidar com momentos de alta;
- contribui para o aumento da lucratividade;
- promove um maior retorno sobre o capital;
- melhora no perfil de crédito e solvência;
- garante maior retorno sobre o capital;
- melhora a liquidez.
Como vimos, a gestão de capital de giro é primordial para que a empresa tenha meios para suprir os seus custos de médio prazo e para manter as suas operações. É um trabalho que requer planejamento e disciplina no início, mas depois que se torna uma rotina, seus benefícios são sentidos na prática.
Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter e receba as nossas novidades em primeira mão.