- Home
- Blog
Gestão de sorveteria: quais são os principais desafios e como superá-los?

A administração de uma sorveteria demanda não só o conhecimento sobre os produtos utilizados ou a criação de um bom cardápio, como também exige do gestor conhecimentos em relação a questões comerciais.
Antes de abrir o negócio, é importante pensar de maneira ampla, analisando o mercado, os prováveis pontos e os fornecedores de equipamentos. Para ajudar nesse processo, neste post apresentamos dicas rápidas e objetivos para que você possa abrir a sua sorveteria e fazer uma boa gestão. Confira!
Quais são os principais desafios estruturais?
Antes de falarmos das questões gerenciais, vamos ver as questões básicas, ou seja, o que precisa ser analisado primeiro na hora de investir ou ampliar um negócio de sorvetes. Acompanhe!
Estude o mercado
Para não ter grandes surpresas e imprevistos, seja para fazer o primeiro investimento em uma sorveteria, seja para expandir as suas operações atuais, procure conversar com outros empresários que atuam no ramo e que estão no nível que você pretende chegar.
Mesmo que você já tenha uma sorveteria, ao ampliar a sua operação poderá passar a ter de lidar com um volume de demandas diferente, que exige novos métodos de trabalho e equipamentos. Aproveitar a experiência de quem já se consolidou é importante.
Escolha uma boa localização
Essa dica também vale tanto para quem está abrindo um negócio novo quanto para quem pensa em expansão. Dê preferência sempre para locais com grande fluxo de pessoas, como shoppings e as avenidas principais das cidades.
Mas além do fluxo de pessoas, é importante avaliar outros fatores estratégicos que possam atrair o público-alvo de seu produto. Você pode, por exemplo, mirar um público mais jovem, colocando o estabelecimento próximo a escolas e faculdades. Pode instalar a loja próximo a restaurantes e bares, para atrair pessoas que estão em busca de sobremesas a qualquer hora do dia.
Adquira os equipamentos necessários
A boa escolha dos equipamentos contribui para a produtividade e para a qualidade dos produtos. Um bom forno, por exemplo, pode garantir que a massa asse de forma homogênea, o que garante qualidade e padronização.
Veja abaixo alguns equipamentos que você precisará comprar para montar sua sorveteria:
- utensílios para servir e armazenar o produto — casquinhas, potinhos, isopores, colheres, guardanapos, sacolas plásticas;
- máquinas profissionais para a produção de sorvetes, açaí e outros produtos;
- freezers para exposição dos sorvetes e para armazenamento do estoque;
- balança para vendas por quilo;
- balcões para o atendimento;
- liquidificador industrial;
- batedeira industrial;
- mesas e cadeiras;
- e o que mais for preciso para ampliar a sua produtividade e qualidade.
Quais são os maiores desafios na gestão desse tipo de negócio?
Agora que já falamos das questões estruturais, vamos aos detalhes mais “burocráticos” em relação à gestão de um negócio. Veja, a seguir, o conhecimento extra que você precisa ter para ser um bom gestor de sorveteria.
Controle o fluxo de caixa
Um dos grandes erros de donos de pequenos negócio é misturar o dinheiro pessoal com o comercial. Esse tipo de atitude pode prejudicar consideravelmente o andamento do negócio, que precisa se manter de forma sustentável.
Você sempre terá de pensar primeiro em como manter as suas empresas funcionando — pagando aluguel, luz, funcionários, fornecedores, impostos etc. — antes de pensar o que fazer com o lucro. Para não passar por apuros financeiros, defina um salário para você e mantenha um controle rígido do fluxo de caixa.
Monte uma boa equipe
O sucesso de um negócio está diretamente relacionado às pessoas que trabalham nele. Sendo assim, escolha criteriosamente a sua equipe e trabalhe para reter os bons colaboradores.
Faça inventários
O inventário serve para que você mantenha o controle de todos os produtos que estão em estoque em sua sorveteria, permitindo que você saiba exatamente onde o seu dinheiro está sendo investido. Além disso, o inventário facilita a identificação dos produtos com maior e menor saída.
Esperamos que, após a leitura deste post, você possa começar um negócio novo ou otimizar a gestão atual de sua sorveteria. A partir dessas dicas, você poderá se aprofundar e buscar maneiras de ampliar a sua produção e o alcance de sua marca.
Gostou do nosso post? Então, siga com a gente e confira um passo a passo para montar uma sorveteria com pouco dinheiro.