- Home
- Blog
Máquinas de sorvetes: conheças as opções e tipos de sorvetes

Já se foi o tempo em que as sorveterias tinham apenas alguns poucos tipos e sabores de sorvetes para oferecer. Atualmente, são tantas opções que pode ser praticamente impossível tomar só um.
Para o dono de sorveteria ou produtor artesanal, são inúmeras as oportunidades e alternativas, tornando difícil escolher como e o que produzir. As máquinas de sorvete facilitam muito o processo, principalmente se um único equipamento consegue desenvolver várias funções. Você conhece os modelos de máquinas e os sorvetes que elas fabricam?
Neste texto, vamos explorar um pouco mais as variedades de máquinas de sorvetes existentes, os tipos de sorvete que elas produzem e falar sobre a importância de se ter uma máquina moderna para a produção dessa iguaria. Vamos lá?
Saiba a importância de escolher a máquina adequada
Antes de iniciar a produção, é necessário escolher o maquinário correto e saber a sua capacidade para atender bem os clientes e oferecer um produto de qualidade. Além disso, é importante atentar para questões como características, resistência, consumo de energia, tecnologia utilizada e outros diferenciais.
Os hábitos e gostos dos consumidores mudam a todo instante, do mesmo modo que novas tendências surgem, portanto, uma sorveteria de sucesso precisa pesquisar novidades e se reinventar para manter a sua base de clientes e cativar os novos.
Saber a opinião do público e contar com as máquinas certas permite que o seu negócio se torne mais competitivo, tendo a oportunidade de oferecer produtos diferenciados no sabor, textura, coberturas e até nas casquinhas. Assim, você garante a cremosidade do sorvete, a satisfação dos clientes e sua lucratividade.
Conheça as opções de máquinas de sorvetes
Os equipamentos produzidos pela Alphagel são modernas, versáteis e conservam o tradicional padrão de qualidade. São máquinas usadas na fabricação de diversos tipos de sorvetes, gelatos e outras sobremesas, como casquinha, milkshake, frozen yogurt, sorvete expresso e artesanal, picolés, entre outros. Conheça os modelos a seguir.
Máquinas de sorvete expresso ou soft
O sorvete expresso é “feito na hora” e, como o mercado mundial definiu, é bem “soft” por conta da sua leveza, comparado aos sorvetes tradicionais. Popularizou-se bastante, pois é produzido direto da máquina para a casquinha ou potinho. Por isso, o nome “express” ou expresso. Essa máquina é muito comum em quiosques de shoppings, franquias, sorveterias de pequeno porte, comércio de rua, entre outros.
Basicamente funciona da seguinte maneira: a calda é congelada dentro de um cilindro, que tem um batedor responsável pela raspagem da calda congelada das paredes do cilindro para formar o sorvete. A produção desse tipo de máquina de sorvete pode variar de 300 até 800 porções por hora, sendo refletido em produtividade e eficiência.
Outra vantagem é que elas são pequenas, ou seja, se adéquam a qualquer espaço comercial. As máquinas de sorvete devem ter versatilidade e flexibilidade, sendo capazes de produzir sorvetes diversos. Os tipos mais comuns são o soft (baunilha e chocolate, tradicionalmente), frozen yogurt, creme de açaí ou açaí expresso.
A máquina garante uma continuidade de fornecimento de sorvete para fazer milkshake, sundae e outras variações. Além disso, tem duas opções de sabores de sorvete mais o misto, é monitorada por alarmes e controles eletrônicos e o processo de limpeza é simplificado por meio do aquecimento dos cilindros.
A máxima eficiência frigorífica das máquinas acelera os tempos de recuperação, eliminando o desperdício de produto e de energia. Então, que tal conhecer melhor as máquinas de sorvete expresso produzidas pela Alphagel?
Máquinas de sorvete artesanal
O sorvete artesanal é conhecido em muitas regiões com diferentes nomes e suas variações de fórmula é que definem o tipo de produto, como o gelato italiano, ice cream, granita, sorbeto, cremè glacè da França, entre outros.
Uma máquina com alta performance consegue entregar essas diferentes texturas, consistências e temperaturas de preparo em tempos reduzidos de produção, o que resulta em um maquinário de máxima tecnologia.
As espátulas agitadoras, que não têm eixo central, permitem máxima performance na agitação do sorvete. E as aletas autoajustáveis têm alta eficiência na extração do produto acabado, mantendo o cilindro limpo.
Além de sorvete, existem equipamentos capazes de produzir e pasteurizar ao mesmo tempo, trazendo inclusive alguns produtos já salvos na memória, como coberturas, beijinhos, brigadeiros, geleias, ganaches e outros tipos de sobremesa.
Esse amplo leque de produtos possíveis é muito útil e atrativo para quem está começando um negócio ou quer ampliar a produção. Já pensou em oferecer sorvete, tortas, bolos, docinhos, tudo produzido com a mesma máquina?
O gelato artesanal, por exemplo, tem proteínas, açúcares, minerais e fibras, podendo ser consumido a qualquer hora do dia, pois contêm menos gorduras. No entanto, seu processo de fabricação exige máquinas robustas e capazes de realizar a tarefa com exatidão. Por isso, conheça também as nossas máquinas de sorvete artesanal e conquiste os fãs dessa deliciosa refeição.
Pasteurizadores
Os pasteurizadores são um ótimo negócio para as sorveterias e gelaterias espalhadas pelo Brasil e mundo afora. Mas como um equipamento como esse pode impactar a produção e qualidade do sorvete?
Essas máquinas foram desenvolvidas com o intuito de diminuir o risco de contaminação por bactérias nas caldas de sorvetes. Entretanto, além desse diferencial, os pasteurizadores beneficiam muito a qualidade do alimento. Isso porque aumentam a durabilidade e a estabilidade do produto e auxiliam na mistura de ingredientes que não se dissolveram adequadamente, como a gordura e a água contida no leite.
Os pasteurizadores mais tecnológicos aquecem até 85ºC e resfriam a calda até 4ºC em um período de, no máximo, 2 horas, produzindo entre 30 e 120 litros. O ciclo de maturação, ou seja, a manutenção dessa calda refrigerada agitada levemente por um batedor, leva entre 6 e 12 horas. Em algumas máquinas, também é possível personalizar e salvar a receita.
Os agitadores na cuba são de aço inox e previnem estratificações do produto, ajudando a reduzir a produção de espuma e mantendo a consistência fluida da mistura. Dessa forma, é possível entregar um sorvete macio e cremoso ao seu cliente.
Com o nosso sistema de autopasteurização, o equipamento pode ser limpo e desmontado a cada 2 semanas. Outro benefício é que os pistões são dotados de um sistema de fechamento automático para interromper o fluxo de sorvete em fornecimento, eliminando o desperdício.
As máquinas com funções de produção de sorvete e pasteurização contam com diversos programas e controle de consistência. Isso permite monitorar a fabricação, proporcionando ao dono ajustar a textura e cremosidade do sorvete, além de fazer sobremesas irresistíveis para o seu negócio. É o conjunto de tecnologia, rentabilidade e eficácia que você precisa para ter sucesso nas vendas.
Com as máquinas de sorvetes da Alphagel, é possível ampliar o portfólio de produtos da sua empresa, ter uma produção de qualidade, gastar menos vendendo uma variedade no cardápio, aumentar as opções feitas internamente e elevar a sua lucratividade. Por isso, é fundamental saber escolher o maquinário correto e os melhores equipamentos.
Neste post, você entendeu a importância de adquirir as máquinas de sorvetes adequadamente para aumentar as vendas, entregar produtos de qualidade e se diferenciar no mercado. Listamos alguns modelos e para qual finalidade eles são usados.
Gostou de conhecer os tipos de máquinas de sorvete e outros equipamentos para sorveteria? Está pensando em abrir a sua? Então, entre em contato conosco. Nossa equipe encontrará as melhores opções para o seu negócio!