- Home
- Blog
Afinal, vale a pena entrar para o mercado de sobremesas? Veja!

É fato que o setor de alimentação tem um destaque especial, haja vista a sua ampla demanda e variedade. Nesse sentido, falando especificamente do mercado de sobremesas, o público tem ficado cada dia mais satisfeito, afinal, várias tendências têm entrado nesse ramo, como sorvetes, bolos e outras guloseimas.
Senso assim, uma grande dica para quem deseja empreender é focar no setor de alimentos, pois além de ser uma necessidade básica e diária, o retorno financeiro é certo. Logo, o empresário que investir nessa área e buscar sempre aperfeiçoar e melhorar a qualidade dos seus produtos, terá grande visibilidade no mercado.
Está gostando do conteúdo apresentado? Então, prossiga a leitura e fique por dentro de mais novidades!
Como funciona o mercado de sobremesas no Brasil?
De acordo com dados da Mundo S/A, o setor de doces movimenta mais de R$ 9 milhões no Brasil. Além disso, é preciso pontuar que, segundo estudos realizados pelo Ministério da Saúde, aproximadamente 18% dos brasileiros consomem guloseimas cinco dias por semana. Logo, é nítido que esses produtos não podem faltar nas geladeiras e despensas desses indivíduos.
Esse setor pode ser muito amplo, diversificado e atender a diversos públicos, desde crianças, jovens, adultos e idosos, até pessoas que, por algum motivo, tenham restrições ou intolerância a açúcar e outros corantes. Desse modo, muitas confeitarias e sorveterias têm inovado o seu cardápio, a fim de conquistar os seus consumidores. Alguns exemplos de produtos que são frequentemente vendidos são: sorvetes nutritivos, bolos artesanais e mousses.
Vale a pena investir no mercado de sobremesas?
Investir recursos financeiros na criação de receitas de doces diferenciados é uma boa solução para quem deseja se destacar no mercado de guloseimas, tendo em vista que, em uma sociedade concorrida, o diferencial acaba sendo a peça chave do sucesso. Logo, citaremos abaixo alguns benefícios dessa área alimentícia.
Alta demanda
O brasileiro está acostumado com um doce, um gelado comestível ou uma guloseima após as refeições. Diante disso, as gelaterias e confeitarias estão sempre diversificando os seus cardápios, afinal, o lucro é garantido. Somado a isso, o verão é a estação em que a demanda por sorvetes e mousses gelados cresce, por isso vale a pena empreender nessa área.
Praticidade e qualidade
Esses tipos de produtos, além de terem uma ampla aceitação no mercado, é fácil e prático de fabricar, afinal, com os equipamentos e técnicas culinárias desenvolvidas, esses insumos são feitos em poucos minutos. Além disso, a produção é otimizada, poupando tempo e desperdício de alimentos. Desse modo, a praticidade e a qualidade desses doces também é um dos benefícios desse setor.
Quais as principais tendências desse segmento?
A criatividade e a inovação são peças fundamentais para o sucesso de uma empresa. Diante disso, muitas indústrias de doces têm se desdobrado para oferecer aos seus clientes guloseimas com novos sabores e texturas.
Um exemplo disso é a diversidade de bolos produzida atualmente, como bolo metálico, bolo bombom, bolo marmorizado, entre outras opções. Além disso, no ramo dos gelatos tem os sorvetes veganos, trufados, naturais e uma ampla variedade de gostos que satisfazem qualquer paladar.
Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre o mercado de sobremesas, na hora de escolher um ramo para empreender, busque investir na produção comestível, afinal, a lucratividade e a visibilidade no mercado serão constantes em seu negócio.
Gostou do post? Então, não perca tempo e deixe um comentário aqui para sabermos se você gostou do conteúdo apresentado!