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Blog, Empreendedorismo e Gestão

O que você deve saber sobre o novo comportamento do consumidor

Via
29 ago 2019

Por Via

O que você deve saber sobre o novo comportamento do consumidor

Uma das maiores certezas e vantagens do mundo empresarial é o seu poder de mudança. Nada permanece exatamente igual para sempre — as ferramentas evoluem, as necessidades e expectativas se modificam e os anseios do público são alterados de tempos em tempos.

Nesse contexto, as empresas que conseguem captar o novo perfil do consumidor com antecedência estão a um passo à frente dos seus adversários. Desde que a prestação do serviço seja bem-feita, as chances de quem chega primeiro conquistar a preferência são maiores.

Então, para ajudá-lo a entender melhor quem são e o que deseja essa nova geração de clientes, elaboramos um post com alguns aspectos-chave desse perfil. Também vamos trazer algumas dicas para atender as necessidades desses novos consumidores em uma sorveteria. Confira!

Quais os principais aspectos do comportamento do novo consumidor?

Defendem a sustentabilidade

Dentre as características marcantes do consumidor atual, destaca-se a valorização dos produtos ecologicamente corretos, que são produzidos com base nos princípios da sustentabilidade.

Porém, ao contrário do que muitos podem imaginar, o conceito de sustentabilidade vai além do uso consciente dos recursos naturais — as pessoas que se preocupam com esse aspecto querem conhecer a origem dos itens que estão consumindo, se o trabalho humano é valorizado e respeitado e se as empresas oferecem condições dignas e um ambiente saudável.

Outra característica essencial para os consumidores modernos é a sua aversão às produções em escala. Para eles, é importante que o tempo natural da produção seja respeitado, independentemente de isso resultar em preços mais elevados.

São amplamente conectados

O perfil dos consumidores também mudou significativamente no que diz respeito às formas de interação com as marcas. E nesse cenário, os ambientes digitais representam excelentes canais de comunicação com o seu público.

Com a popularização do acesso à internet e o surgimento de diversas redes sociais, a atração e o engajamento de novos clientes depende de um relacionamento próximo em tais plataformas. Assim, quem deseja se destacar da concorrência hoje precisa desenvolver uma presença virtual forte, que gere valor e transmita confiança no mercado.

Afinal, a internet geralmente é o primeiro contato com a empresa — por meio dela é possível tirar boa parte das dúvidas online para comparar preços, condições de pagamento, facilidades na compra etc.

Têm alto grau de exigência

As tecnologias trouxeram grandes avanços para a atuação empresarial, garantindo maior competitividade e eficiência aos mais variados tipos de negócios. E com elas, os hábitos dos consumidores também passaram por transformações. Hoje, eles têm o poder da informação em mãos, ao alcance de poucos cliques, então o nível de exigência naturalmente é bem superior, se comparado com as últimas décadas.

Mais do que produtos ou serviços de qualidade, as pessoas estão em busca de experiências únicas e atendimento impecável. Por esse motivo, cada detalhe pode fazer a diferença nessa corrida pela conquista da sua carteira de clientes.

O consumidor moderno pesquisa, vai atrás de atributos que não sejam apenas o preço e, muitas vezes, já está seguro do tipo de solução que precisa antes mesmo de contatar a empresa.

O que pode ser feito pela sorveteria para atender a essas necessidades?

O primeiro ponto para garantir o sucesso da sua sorveteria é o recrutamento de funcionários que se alinhem com a proposta da empresa. Além disso, fornecer treinamentos periódicos para melhorar o atendimento é fundamental.

Lembre-se de que a inovação também deve ser a alma do seu negócio — procure ser criativo na elaboração dos sabores, coberturas ou invista em algum item diferenciado que crie uma identidade para a sorveteria. Ademais, a decoração do ambiente é igualmente capaz de atrair pessoas e deixar o local mais agradável.

A satisfação do novo perfil do consumidor não é alcançada por pontos isolados. Essas pessoas buscam soluções que agreguem valores ao seu dia a dia, atendimento que as faça sentir especiais e identidade com a marca.

Gostou do artigo? Agora que você já conhece o novo comportamento dos consumidores, aproveite para descobrir algumas formas de encantar o cliente e aumentar as vendas!

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