- Home
- Blog
Como funciona a pasteurização de sorvetes e a sua importância

Ao se tratar de produtos alimentícios, prezar pela qualidade é um fator primordial. Assim, a fim de fornecer aos clientes um produto isento de organismos patogênicos e que esteja no padrão formulado pela Vigilância Sanitária, muitos empresários investem, maciçamente, na pasteurização de sorvetes.
Logo, esse processo tem como principal objetivo eliminar os microrganismos que, por sua vez, se encontram em maior quantidade em produtos à base de leite. Esse processo impede que o sorvete seja estragado e, consequentemente, cause algum dano nocivo à saúde da população.
Prossiga a leitura e fique por dentro de mais novidades!
Como funciona o processo de pasteurização dos sorvetes?
Antes de começar a etapa de pasteurização, o primeiro passo é a produção da massa, afinal, é nela que serão acrescentados a cauda, o recheio e a cor do sorvete. Nesse sentido, todos esses ingredientes são misturados e pesados com o objetivo de evitar qualquer problema na textura do sorvete.
Depois disso, o método da pasteurização é colocado em prática e, para que esse processo ocorra, a mistura é aquecida a uma temperatura de 70°C. Essa etapa ocorre em, mais ou menos, 30 minutos e contribui para a destruição de organismos patogênicos, além de melhorar a textura e o sabor do sorvete.
Logo após pasteurizar o sorvete, é preciso homogeneizá-lo e resfriá-lo, para que ele tenha a essência e a cremosidade adequadas. Por isso, a mistura é homogeneizada por meio da separação de partículas de gordura que, porventura, permaneçam na mistura. Em seguida, ela é resfriada a uma temperatura de 4°C e já estará pronta para receber as devidas caldas, castanhas e frutas.
Por fim, tem-se o processo de congelamento da mistura. Nesse momento, essa solução passa por uma máquina que, de forma rápida, incorpora ar à mistura para que, assim, não se formem cristais de gelo e o sorvete fique pronto para ser distribuído.
Qual a real importância da pasteurização de sorvetes nas indústrias?
É fato que o sorvete é uma das sobremesas mais consumidas pela população e o seu nível de popularidade é mundial. Assim, por fazer parte da refeição de milhares de indivíduos, essa guloseima precisa passar por um processo de produção rigoroso, a fim de zelar pela saúde dos seus consumidores.
Então, as empresas de sorvete que prezam pela revisão e o monitoramento das etapas de fabricação, principalmente, a pasteurização, reconhecem a importância desse método na geração de um produto qualificado e isento de toxinas que possam prejudicar os clientes.
Portanto, é visível que a pasteurização de sorvetes traz uma infinidade de pontos positivos para a sua empresa. Isso ocorre porque, além de conservar esse produto, melhora o sabor e a textura e gera maior facilidade de congelamento. Assim, o nível de satisfação dos consumidores aumenta e, por consequência, a indústria maximiza os seus lucros.
Espero que tenha gostado do conteúdo, para ficar por dentro de outros assuntos, siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!