- Home
- Blog
Produção de sorvete artesanal: 4 dicas que você precisa conhecer

Se você tem ouvido falar, cada vez mais, sobre os sorvetes artesanais, é porque eles são uma tendência que vem tomando o mundo e o Brasil. A produção de sorvete artesanal é uma ótima opção de investimento por vários fatores: estamos em um país de clima quente a maior parte do ano, a gastronomia é um campo que cresceu bastante nos últimos anos, e o sorvete é um produto que oferece muita diversidade.
Neste artigo, vamos explorar quatro dicas para quem está pensando em investir na produção de sorvete artesanal, confira!
1. Compre os equipamentos adequados
A verdade é que você pode fazer sorvete artesanal de forma artesanal: em pouca quantidade, com coisas que já tem em casa, etc. E é bom começar assim para descobrir a área que o agrada.
Mas se você tem a intenção de fazer um hobby se tornar um ofício, então, é preciso ter os instrumentos necessários para a produção, e isso inclui uma boa máquina, que vai otimizar seu tempo e oferecer uma variedade de sabores e estilos para sua freguesia.
Dica: se você está procurando por máquinas de sorvete, que tal dar uma olhada nos equipamentos da Alphagel?
2. Experimente várias receitas
O segredo do sucesso da produção de sorvete artesanal é ser diferente. Isso pode estar relacionado a sabores exóticos, a uma textura especial, à apresentação de uma forma chamativa…o importante é ser criativo e experimentar. Para isso, procure por livros, eBooks, vídeos na Internet e fontes diferentes de receitas.
Aprenda o básico sobre fazer sorvete e, a partir daí, vá criando até chegar a algo que seja só seu. O ideal é que o sorvete artesanal fuja dos sabores das marcas industriais já tão conhecidas no mercado e ofereça algo novo para o cliente. Se o que ficar for uma boa lembrança daquela experiência, ele voltará.
3. Fique de olho na cremosidade
A consistência e a cremosidade do sorvete são alguns dos principais aspectos desse produto. Ninguém quer comer um sorvete duro demais, que faz os dentes doerem ou que quebre a colheirinha. No entanto, ninguém gosta de comprar aquele sorvete que logo fica todo mole, derretendo pelas mãos.
A cremosidade ideal tem a ver com dois ingredientes muito importantes: o emulsificante, que é responsável por aerar o sorvete, e a liga neutra, que evita a formação de cristais de gelo, impedindo que ele congele totalmente.
4. Abra sua própria sorveteria
Se você tem dinheiro para investir no próprio negócio, uma sorveteria é uma ótima opção, e é ainda melhor quando há a produção de sorvete artesanal, que certamente será um diferencial da maioria das sorveterias.
O estabelecimento pode funcionar conjuntamente com a fabriqueta e começar com menos sabores, aos poucos, expandido-se, à medida que você sentir firmeza para introduzir novidades no menu.
O espaço deverá ser confortável e alegre, de forma que as pessoas queiram ficar na sua sorveteria enquanto consomem. Uma boa é também oferecer um cafezinho, já que a combinação de sorvete com café se tornou bem popular nos últimos tempos.
E aí, curtiu essas dicas? Se você ficou animado para começar a montar sua produção de sorvete artesanal, entre em contato com a Alphagel! Nos podemos ajudá-lo!