- Home
- Blog
Quiosque de sorvete: afinal, vale a pena investir nesse modelo de negócio?

Iniciar o próprio negócio é uma decisão importante, tanto pelo investimento financeiro necessário, quanto pelo tempo para obter retorno impactarem a vida do empreendedor e de sua família. A escolha pelo segmento de sorvete no Brasil, considerando o alto consumo deste produto, é uma opção segura. No entanto, essa não é a única decisão a ser tomada.
Muitos empreendedores têm optado por iniciar com um quiosque de sorvete. Porém, sempre há a dúvida se esse modelo de negócio vale a pena. Assim, preparamos este artigo com tudo o que você deve levar em conta na hora de montar o seu. Boa leitura!
O que é um quiosque de sorvete?
O quiosque é um modelo de negócios mais enxuto cujo espaço é pequeno. No caso do ramo de sorvetes podemos defini-lo como uma mini sorveteria, onde será preciso limitar as variedades ou as operações realizadas.
Onde estão geralmente localizados?
Corredores de shopping, de rodoviárias ou aeroportos, praias, supermercados, e até metrôs, são boas alternativas. Lugares com alta circulação e ampla visibilidade são os ideais para esse tipo de comércio.
Quais são os tipos de quiosques para sorvete que existem?
Devido ao seu espaço limitado, que não permite uma ampla gama de itens, as opções de quiosque de sorvete variam em torno da diversidade de tipos de produtos que serão vendidos. Há alternativas como:
- Sorvete expresso;
- Sorvete na chapa;
- Sorvete de máquina;
- Picolés;
- Sorvete de massa;
- Sorvete italiano;
- Paletas;
- Frozen iogurte;
- Smoothies;
- Milk shakes.
Essa opção realmente vale a pena?
Para esse modelo de negócios há aspectos vantajosos e outros limitadores que devem ser avaliados. Acompanhe!
Pontos positivos
- Investimento inicial baixo em relação à uma loja convencional. Não há necessidade de reforma e a quantidade de equipamentos será menor;
- Flexibilidade de deslocamento, podendo mudar dentro do estabelecimento escolhido ou até para um novo lugar;
- ·Ótima maneira de testar o mercado e analisar se é um bom investimento.
Pontos negativos
- Prazo de contrato de locação mais curto, podendo significar uma mudança surpresa que impactará nas vendas;
- Menos estabilidade;
- Lucros mais baixos;
- Dificuldades e limitações logísticas devido ao espaço menor;
- Ausência de privacidade.
Como montar um quiosque de sorvete?
Qualquer empresa, para ser bem sucedida, deve iniciar com a elaboração de um plano de negócios, no qual todos os aspectos precisam ser considerados e definidos. Assim, alguns pontos importantes são:
- defina o tipo de negócio: avalie se será uma franquia ou um estabelecimento com marca e produção própria. Se optar pelo segundo, decida quem serão os fornecedores e como será o marketing;
- formalize o negócio: consulte um contador para entender qual é o melhor enquadramento fiscal, abra um CNPJ, obtenha o alvará de funcionamento junto à prefeitura da cidade e as licenças ambientais e sanitárias cabíveis, além de verificar outras obrigações contábeis e legais, evitando problemas na hora de trabalhar;
- compre ou alugue um ponto: para iniciar, o ideal é alugar o espaço e avaliar se é a melhor localização para o empreendimento. Nesse caso, é necessário procurar o administrador da área comercial para firmar contrato – shopping, aeroporto, rodoviária — ou a prefeitura, se a intenção é colocar o quiosque em praça pública, praia ou outros locais públicos;
- monte a estrutura: de equipamentos até marketing visual, tudo o que será necessário para o funcionamento da empresa.
Para quem quer empreender diminuindo os seus riscos ou tem um valor limitado para investir, o quiosque de sorvete é a melhor opção. A fim de otimizar os resultados é fundamental tomar decisões bem pensadas, como localização e tipo de produtos, bem como, não deixar de formalizar todos os aspectos do negócio.
Achou este artigo relevante? Então, assine nossa newsletter e receba outros conteúdos relevantes em sua caixa de entrada!