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Redes sociais para sorveterias: confira 8 dicas

Hoje, ter uma presença digital marcante é essencial para qualquer negócio. Afinal, boa parte das pessoas usa a internet para se divertir, se informar e até mesmo para tomar decisões de compra. Então, investir em redes sociais para sorveterias é uma excelente estratégia de marketing para o seu negócio.
Dados de uma pesquisa da We Are Social em parceria com a Hootsuite indicam que o brasileiro passa mais de 3 horas nas redes sociais todos os dias. As mais usadas em nosso país são YouTube, Facebook, WhatsApp e Instagram. A maioria dos usuários do Facebook e do Instagram são mulheres, então é bom direcionar o conteúdo dessas mídias para esse público.
Portanto, você não pode marcar bobeira e deixar de interagir com os mais de 127 milhões de brasileiros que estão somente no Facebook, não é?
Portanto, continue acompanhando e aprenda 8 dicas incríveis de redes sociais para sorveterias!
1. Tenha presença online
Quando falamos em presença online, é importante deixar claro do que se trata. Não basta ter um perfil nas principais redes sociais e usar o Google Meu Negócio. É preciso ter um bom planejamento para usar essas ferramentas da forma correta.
O principal aspecto envolvido aqui é a periodicidade. Você não pode fazer um post no Instagram por mês e achar que é suficiente. É preciso ter frequência nas postagens e lembrar de que cada rede social é diferente. Você não deve replicar o conteúdo criado para o Facebook no Instagram, por exemplo. É preciso criar pensando especificamente no público de cada uma das redes sociais.
2. Invista em vídeos
Atualmente, grande parte do tráfego da internet é destinado a vídeos. Por isso, as empresas investem nessa estratégia cada vez mais. Postar conteúdos em vídeo nas redes sociais para sorveterias pode ser uma forma de conseguir muito engajamento e você nem precisa apostar em uma superprodução.
Vídeos curtos, com boas cores e que enfatizem o seu produto acabam por provocar nas pessoas a vontade de comer sorvete. Além do mais, o algoritmo das redes sociais valoriza muito esse tipo de conteúdo, aumentando a entrega dele e ajudando você a receber muitas curtidas. Então, poste vídeos no feed do Facebook e também nos stories do Instagram. Eles vão agregar muita qualidade às redes sociais do seu estabelecimento.
3. Interaja com os seus seguidores
O pressuposto básico das redes sociais é a interação. Nesse canal, a relação entre as pessoas e a empresa é mais próxima. Por isso, quando as pessoas comentam os seus posts ou deixam uma mensagem para você, elas esperam ser respondidas rapidamente. Estabeleça um tom de voz para a sua marca e responda sempre mantendo uma linguagem que seja próxima do seu público. Assim, as pessoas se identificarão com você.
Uma boa estratégia é criar publicações que estimulem a interação. No Facebook, você pode fazer isso por meio dos posts. No Instagram, a ideia é usar as ferramentas dos stories, como as enquetes. Você pode usá-las para perguntar qual entre dois sabores de sorvete é o preferido das pessoas, por exemplo.
4. Crie conteúdos relevantes
Se é importante postar fotos e vídeos bonitos dos seus produtos para provocar o desejo de consumi-los, também é fundamental criar conteúdos relevantes. Afinal, essa é uma excelente estratégia para que as pessoas se envolvam com a sua marca.
Faça uma boa pesquisa e, a partir dela, crie conteúdos sobre todo o universo que envolve o sorvete. Histórias, curiosidades, processo de produção e muitas outras questões são interessantes para as redes sociais de sorveterias. Então, aposte nessa forma de marketing!
5. Capriche na escolha das imagens
Há um ditado que diz: uma imagem vale mais que mil palavras. Por mais clichê que seja, quando o assunto é marketing em redes sociais, esse ditado faz todo o sentido. A imagem é muito mais fácil e rápida de ser entendida que um texto, por exemplo, e pode conquistar a atenção do cliente de maneira instantânea.
Por isso, para divulgar a sua sorveteria em redes sociais como o Instagram, capriche no preparo das taças de sorvete e tire fotos de qualidade, com boa iluminação, composição e equilíbrio. Não se esqueça de usar hashtags que possam levar os clientes ao seu produto ou região onde o seu estabelecimento está situado, pois esses recursos contribuem para a melhora dos resultados nas buscas orgânicas.
6. Seja seletivo
Se tem uma coisa que todo empreendedor concorda é que sem foco dificilmente conseguimos atingir os nossos objetivos. No mundo digital, com a quantidade de informações produzidas em grande velocidade e o surgimento de novas plataformas de tempos em tempos, é comum que algumas pessoas se percam nas estratégias de marketing digital. Nesse cenário, é importante ter duas coisas em mente:
- sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais;
- não é porque surgiu uma tendência nova que você precisa aderir automaticamente.
Selecione com critério as redes sociais que usará. Analise os diferenciais que cada uma pode oferecer para as suas estratégias e, principalmente, onde o seu público está mais presente. Outro fator importante a ser analisado é que você deve ter condições para alimentar essas redes com conteúdos, sem replicá-los, pois cada uma tem um perfil.
7. Crie conteúdos sob medida para cada plataforma
Na dica acima, falamos sobre a necessidade de selecionar bem as mídias para criar as estratégias de marketing. Outro ponto importante a ser ressaltado é que cada rede social é direcionada a um tipo de conteúdo.
Um dos grandes erros que muitos empreendedores cometem é o de criar um único conteúdo e sair panfletando em todas as mídias de forma padronizada. Quando você posta o tipo certo, de forma única em cada plataforma, garante que os seguidores receberão o conteúdo de sua empresa da melhor maneira possível.
Algumas mídias são ideais para conteúdos gráficos, como o Instagram, outras são para copys rápidos e diretos, como o Twitter. O Facebook pede uma composição maior entre texto e imagem, facilitando a linkagem direta com o produto. Enfim, sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais, mas a partir do momento no qual entrar em uma, precisa criar conteúdo correto para ela.
8. Acompanhe os resultados
O que não pode ser medido não pode ser gerenciado e o marketing digital, com as métricas cada vez mais transparentes que as plataformas entregam, permite avaliações bem criteriosas.
Com a análise de métricas, a equipe responsável pelas estratégias digitais pode direcionar melhor as energias para amplificar os conteúdos que entregam maiores resultados. Pode também mapear o comportamento dos clientes ao entrar em contato com as suas postagens. Uma boa análise de métrica fornece o material para que seja implementada a melhoria contínua.
Percebeu como as redes sociais para sorveterias podem ser uma excelente estratégia de divulgação? Com planejamento e ajuda de profissionais especialistas na área, você terá excelentes resultados, aumentando as suas vendas e fidelizando o seu público.
Quer conhecer outras formas de divulgar o seu negócio gastando pouco? Então, confira este outro artigo no nosso blog!