- Home
- Blog
Restrição alimentar: como adaptar o cardápio?

Restrição alimentar é um termo associado, cientificamente, a alergias e intolerâncias que o organismo apresenta ao digerir alguns tipos de alimentos. Muitas delas são herdadas e outras adquiridas no correr da vida de uma pessoa.
Além disso, algumas pessoas optam por excluir da sua dieta alguns tipos de alimentos por motivos religiosos, ideológicos ou mesmo em busca de uma alimentação mais saudável.
Independentemente do motivo, seja por não poder ou por busca de um ideal, algumas pessoas deixam de consumir açúcar, glúten, carnes, leite e outros alimentos. Como adaptar o seu cardápio e fidelizar essa clientela? Continue lendo o nosso post e confira as dicas que separamos para você!
Realize um bom atendimento
É verdade que substituir os ingredientes é muito importante para quem tem algum tipo de restrição alimentar. Porém, mais que isso, eles precisam ser bem atendidos no seu estabelecimento. Por isso, treine os seus colaboradores para lidar com esse tipo de público e dar a importância devida a restrição do consumidor sem tratá-lo como se fosse apenas uma “frescura”.
Pedidos sem glúten ou sem lactose, por exemplo, quando desfeitos pelo garçom podem resultar em danos ao cliente, que nesses casos, pode entrar com um processo contra o restaurante.
Seja criativo
Afora o tipo de restrição alimentar que você já atenda, sempre pode surgir alguém com uma nova. Por isso, sempre escute seu cliente com atenção e procure meios de satisfazê-lo. Esteja preparado para oferecer a ele uma opção alternativa, que atenda a sua restrição alimentar.
Busque outras alternativas
Como já vimos, sempre pode aparecer alguém com uma nova restrição alimentar. Por isso, estar preparado para algumas é muito vantajoso e pode ajudar você a chamar a atenção desse público.
No caso de intolerantes ao glúten ofereça pães e massas feitos com outras farinhas, como a de mandioca e a de arroz. Para pessoas intolerantes à lactose, o leite de vaca pode ser substituído por leites vegetais como de coco e de castanha. Já no caso dos diabéticos evite o uso do açúcar e tenha opções livres dele em seu cardápio.
Pesquise sobre restrição alimentar
Uma dica muito importante é que você pesquise quais os tipos de alimentos pode oferecer a pessoas com restrição alimentar. Os consumidores com restrições, na maioria das vezes, fazem buscas por locais que atendam a sua necessidade na alimentação.
Por isso, saber o que eles evitam e divulgar que seu estabelecimento trabalha com alimentos de acordo com o que eles podem consumir é uma excelente forma de atrair esse público para o seu restaurante.
Lembre-se de que adaptar-se é a chave para atender bem todos os consumidores, principalmente aqueles que possuem algum tipo de restrição alimentar. Tomar atitudes como a de oferecer um sorvete sem lactose, para os intolerantes a ela, vai fazer todo o diferencial de sua marca e, consequentemente, o ajudará a se destacar dos seus concorrentes.
Gostou de conhecer nossas dicas de como adaptar o cardápio para quem tem restrição alimentar? Já segue algumas dessas dicas? Comente no post e conte suas experiências para a gente!