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O que é seleção de franqueados e como realizá-la? Confira!

É fato que o desejo de todo franqueador é promover a sua marca e gerar maior visibilidade. Diante disso, fazer uma boa seleção dos franqueados é uma excelente opção para as empresas que evitam ter problemas de relacionamentos com parceiros de negócios, minimizando desgaste e crises na rede.Nesse sentido, para ter sucesso nesse processo, é preciso desenvolver ferramentas adequadas para auxiliar nas escolhas e evitar que franqueados fora do perfil desejado sejam selecionados. Assim, avaliar bem o candidato, a sua experiência e se ele está apto a tomar conta de uma unidade.
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O que é seleção de franqueados?
Expandir é um dos maiores objetivos de uma rede de franquias. Para que isso ocorra, é preciso encontrar pessoas que estejam interessadas em adquirir uma unidade da sua rede. Porém, isso não é uma tarefa fácil, afinal, vários fatores precisam ser levados em consideração, pois é a sua marca que está em jogo.
Então, a seleção de franqueados é uma etapa que precisa ser feita com cautela para o bom desenvolvimento da sua rede de franquias, visto que você precisa se juntar a profissionais que vão agregar valor ao seu negócio. Dessa maneira, é preciso que o franqueador tenha uma personalidade que se encaixe com os valores da empresa e o capital necessário para investir.
Para que serve essa seleção?
Um bom processo de seleção serve para evitar ruídos na comunicação, ou seja, impede que haja um desalinhamento entre as franquias, gerando transtornos e dores de cabeça. Então, avaliar e escolher bem os franqueadores ajuda na construção de uma rede interligada, com colaboradores empenhados no crescimento da empresa.
Outro fator importante dessa seleção é que, antes de fazer parceria com o empreendedor, ele precisa responder um questionário no primeiro contato com a empresa. Nessa hora, é analisado o perfil do candidato para confirmar se ele está apto para trabalhar nesse segmento, afinal, tem muitos empresários que são meros aventureiros no mercado.
Como funciona o sistema de seleção de franqueadores?
Em primeiro lugar, o candidato precisa entrar em contato com a rede por meio do telefone, e-mail ou até nas próprias lojas. Além disso, é preciso preencher um relatório de qualificação, a fim de que o dono da franquia saiba um pouco mais sobre o indivíduo que deseja adquirir sua marca.
Logo após, tem uma reunião de apresentação, na qual o franqueador e os futuros franqueados se encontram para discutir um pouco sobre a marca, o seu funcionamento e os seus valores. Depois disso, é feita uma entrevista em que é avaliado o fator psicológico dos candidatos e o comportamento desses futuros parceiros.
A quarta etapa é um test drive: o candidato passa cinco dias conhecendo as operações da franquia. Nessa fase, ele trabalha como gerente e aprende um pouco sobre os principais fundamentos da empresa. Por fim, na reunião final, depois de seguir todos esses passos, se o candidato estiver apto, ele assinará o contrato sob o aval de todo o comitê.
Qual a importância da etapa de seleção?
Quando se trata do bom andamento de uma empresa, todo cuidado é pouco, afinal, a imagem da marca estará envolvida. Logo, para expandir o negócio e gerar destaque no mercado, é preciso planejamento e estratégia. Listamos, abaixo, os principais benefícios da seleção de franqueados!
Contribuição para a reputação
Uma franquia que tem um processo mais complexo no mercado de franchising, na maioria das vezes, tem uma boa reputação. Portanto, esse filtro tem a função de selecionar de maneira detalhada os interessados em trabalhar com a marca.
Desse modo, se você tem ferramentas para conseguir recrutar bons franqueados para a sua rede, mais indivíduos vão se interessar pela administração dessa marca e, por isso, ela se tornará bem vista pela sociedade.
Melhores resultados
Ter um resultado positivo e gerar lucratividade é o sonho de todos os gestores. Sendo assim, se você conseguir atrair grandes empresários para a sua franquia, a produtividade da marca vai aumentar e, com ela, o faturamento e a aceitação dos clientes.
Expansão favorável
Caso você consiga reunir bons franqueados e que estejam em harmonia com seu processo de trabalho e com os valores propagados pela marca, é mais fácil expandir a rede. Afinal, a comunicação entre as franquias é essencial para o sucesso do negócio e para, futuramente, abertura de novas unidades.
Menos ruídos na comunicação
Quando os franqueados são escolhidos a dedo para participar de uma de suas franquias, os ruídos na comunicação são problemas que quase nunca aparecem. Isso porque o gestor escolhido por você terá o perfil que a sua marca precisa, então, possíveis falhas no relacionamento ou no trabalho em equipe serão mínimos.
Ajuda aos potenciais franqueados
Quando algum indivíduo deseja investir em alguma franquia, começa a buscar oportunidades. Nesse sentido, é importante que elas encontrem algum tipo de filtro que o faça não perder tempo.
Sabendo que não é o perfil ideal para aquela marca, seja por conta da sua experiência, seja pela personalidade, continuará sua pesquisa sem perder tempo em algo que não vai dar certo.
Como realizar a seleção de franqueados?
O processo de recrutamento se dá por meio da divulgação da sua marca e, por isso, é preciso maximizar o alcance da sua rede. Desse modo, você precisa definir como precisa ser o perfil do seu franqueado, ou seja, quais habilidades ele precisa ter para assumir determinado posto.
As feiras de franquias são boas opções para atrair potenciais franqueados. Por exemplo, a Feira ABF reúne diversos empresários e empreendedores que estão há muito no mercado e desejam expandir o seu negócio e fazer parceria com outras franquias.
Agora, você já sabe um pouco mais sobre o que é a seleção de franqueados, como funciona esse processo de recrutamento e a sua importância no crescimento de uma marca. Na hora de escolher os empresários para adquirir uma de suas franquias, seja cauteloso. É preciso ser exigente, afinal, caso o candidato não tenha uma boa procedência, o sucesso da sua marca será comprometido.
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