- Home
- Blog
Fique por dentro: 5 Curiosidades sobre o sorvete gelato

Com certeza, você já ouviu falar em sorvete gelato. Mas, o que você realmente conhece sobre ele? A verdade é que muitas pessoas não sabem, mas existem particularidades que diferem esse doce de outros gelados, como sorvete e sorbet.
Para você aproveitar bem o verão degustando essa deliciosa sobremesa, contaremos várias curiosidades que você precisa saber sobre ela. Ficou interessado? Então continue acompanhando!
1. Não se conhece, ao certo, a sua origem
Embora o gelato seja considerado um sorvete italiano, versões conflitantes acerca da sua origem dizem que ele surgiu na China, a partir da ideia de congelar leite e arroz na neve. Depois disso, teria sido Marco Polo que levou a invenção para o ocidente, assim como ocorreu com o macarrão.
Já outra versão da história diz que o imperador romano Nero mandou que seus súditos buscassem neve nas montanhas, pois ele gostaria de comê-la com frutas. Curioso, não é? O que se sabe, com certeza, é que a invenção do sorvete gelato como conhecemos hoje é atribuída a Bernardo Buontalenti, em Florença, no ano de 1565.
2. Contém diferenças em relação ao sorvete e o sorbet
Há uma escala de diferenças entre o gelato, o sorvete e o sorbet. O processo de produção dessas 3 sobremesas é bem variado, o que acaba resultando também em um sabor único para cada uma delas.
O sorvete de massa é o mais comum de todos. Ele é feito com uma base líquida de água e açúcar. À essa mistura acrescenta-se o leite, os ingredientes responsáveis pelo sabor e também uma porção de conservantes, que garantem a durabilidade do produto.
O sorvete gelato tem cerca de 60% menos gordura do que o de massa. À mistura de água e açúcar, acrescenta-se o sabor, o leite e nada mais. A quantidade de açúcar utilizada aqui é muito menor. Além disso, a forma de conservação é diferente, o que garante a cremosidade dele. Já o sorbet, diferente dos outros dois, não leva leite.
3. Tem valor nutritivo
É graças à sua quantidade reduzida de açúcar que o sorvete gelato tem um valor nutritivo muito maior do que outras sobremesas geladas. Como ele é produzido artesanalmente, todos os dias, a sua composição não leva corantes, estabilizantes e muitos outros produtos artificiais que fazem mal para a nossa saúde.
Além disso, a forma como a fruta é utilizada no processo de produção artesanal dos gelatos garante que ela mantenha as suas propriedades. Ou seja, eles têm todo valor nutritivo das frutas que lhe dão sabor.
4. É conservado em temperatura mais alta que o sorvete
Enquanto os sorvetes de massa e sorbets são conservados em temperaturas inferiores a -20ºC, os gelatos devem variar entre a faixa de -14ºC a -9ºC. Isso garante duas características especiais ao doce, que são uma textura e um sabor diferenciados.
Graças à temperatura do congelamento, ele é muito mais cremoso do que o sorvete. Além disso, com temperaturas mais amenas o nosso paladar consegue absorver e perceber melhor o sabor da comida. Por isso, ele tem gosto mais intenso que os outros tipos de sorvete.
5. Na Itália o gelato é uma refeição
Se para nós não passa de uma sobremesa, para os italianos trata-se de uma refeição. Eles são consumidos o ano todo, a qualquer hora do dia, mesmo no frio do inverno. Além disso, são considerados alimentos completos, já que contêm em sua composição proteínas, cálcio, açúcares e até vitaminas, dependendo do sabor escolhido.
Gostou de saber mais sobre o gelato italiano? Aproveite que no verão, ele é a sobremesa perfeita, pois reúne muito sabor, componentes nutricionais adequados e toda a refrescância que as altas temperaturas pedem.
Que tal compartilhar este texto em suas redes sociais e chamar os amigos para degustar um delicioso sorvete gelato com você?