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Por que devo investir em sorvete sem lactose? Descubra!

O consumo de produtos derivados do leite aumentou cerca de 1,5% ao ano, desde o final da década de 90, o que representa um crescimento muito grande. Com ele, vieram as alergias e um número crescente de pessoas que se descobriram intolerantes à lactose.
Todo bom empreendedor sabe que onde há um problema pode haver uma boa oportunidade de negócio. Por isso mesmo, o mercado de produtos sem lactose aumentou escandalosos 98% nos últimos cinco anos, e esse crescimento não vai parar por aí.
Precisa de mais alguns motivos para decidir investir em sorvete sem lactose? Leia este artigo!
Como é feito o sorvete sem lactose?
A massa é preparada, na maioria das vezes, substituindo-se a bebida tradicional por uma mistura à base de soja, leite de arroz ou outro cereal, ou, ainda, do próprio leite de vaca que, para poder ser usado, recebe um tratamento com a enzima lactase.
Para que o sorvete não perca o sabor e a textura, podem ser acrescentados algum tipo de amido, açúcares alternativos, como agave e açúcar de beterraba, e outras misturas vegetais. As opções feitas com frutas — chamadas de sorbet — são à base de água, o que deixa a massa mais leve e refrescante.
Por que investir nesse mercado?
Já falamos sobre o grande crescimento do segmento e agora vamos detalhar mais o potencial de negócio para quem decide incluir este item no mix de produtos.
Grande procura pelos clientes
Além dos clientes com intolerância à lactose — aqueles que não produzem a enzima lactase —, existe outro nicho de mercado: o universo fitness. São pessoas interessadas em cuidar da saúde, mas que não querem abrir mão da sobremesa, eventualmente.
Os produtos à base de leite de vaca contêm um percentual de gordura mais alto do que as bases vegetais para sorvete sem lactose. Quem é adepto a atividades físicas e aos cuidados com o corpo tem buscado alternativas mais saudáveis e menos calóricas, sem abrir mão do prazer de comer.
Diferencial competitivo
Utilizar bases alternativas na produção, como os leites de castanhas, de coco e, até mesmo, de cabra, pode ser uma boa opção, pois ajuda você a se diferenciar da concorrência. Mesmo que algumas dessas matérias-primas tenham um custo de aquisição um pouco mais alto, elas ajudam a agregar valor ao produto e podem ter um preço de venda maior.
Também não é preciso adquirir equipamentos novos ou ter máquinas separadas para produzir um sorvete que atenda aos consumidores que têm intolerância à lactose. Portanto, não será necessário um grande investimento.
Ampliação do cardápio
Produtos diferenciados são ótimos para ampliar o cardápio e atrair clientes para sua sorveteria. Seja ousado e invista em novos sabores e combinações. A linha lacfree pode tornar-se um destaque e a porta de entrada para consumidores mais exigentes, que vão incentivar a melhoria dos produtos e expansão de novos segmentos, como uma linha premium de sorvetes.
Já deu para perceber que não é complicado incluir uma lista de sorvetes sem lactose na sua sorveteria? Gradualmente, os clientes conhecerão melhor e ajudarão a divulgar a novidade. Aproveite as redes sociais para promover novos sabores e educar o consumidor sobre as vantagens do produto.
Quer diversificar ainda mais o seu cardápio e atrair mais clientes? Dá uma conferida neste artigo sobre sorvetes veganos!