- Home
- Blog
Fique por dentro dos principais tipos de picolé para sua sorveteria

Dentro do universo do sorvete sempre existem inúmeras novidades. Ele é um produto dinâmico que permite muita variedade e criatividade. Portanto, atende aos mais diversos gostos! Mas o que você sabe, especificamente, a respeito dos tipos de picolé? Já pensou em implementá-lo em seu negócio? Saiba mais a respeito desse tipo de sorvete.
Se você está pensando em investir no picolé, saiba que se trata de uma excelente ideia. Porém, é preciso ficar atualizado a respeito de como se produz cada versão dele e do que você precisará! Dessa forma, será bem mais tranquilo elaborar diferentes ideias inovadoras para o produto. Conheça a versatilidade e as vantagens dos picolés!
Conheça os diferentes tipos de picolé
Os gelato são os sorvetes italianos. O picolé mexicano, por sua vez, é a “paleta”. O picolé brasileiro pesa menos e é menor do que as paletas. Mas uma coisa é certa: todos são uma delícia! Esses são alguns tipos de picolé. Os sabores são inúmeros, e entre eles estão os com recheio. A seguir, saiba mais sobre cada um dos tipos desse delicioso sorvete.
Lembre-se do picolé mais tradicional
O picolé “normal” é aquele mais tradicional, que estamos acostumados a tomar desde pequenos. Não há grandes mistérios a respeito de sua produção. Eles consistem em massas comuns, contendo os palitos. As máquinas e os processos utilizados em sua produção não são complexos.
Saiba mais sobre as paletas mexicanas
Alguns anos atrás, veio para o Brasil uma febre chamada paleta mexicana. Mas a popularidade desses tipos de picolé ainda é grande. Trata-se de picolés contendo recheios bem abundantes!
Seus recheios e massas são feitos de leite ou de frutas. Podem ser combinados quase todos os sabores que você imaginar. Essa versão do picolé não demanda máquinas diferentes da do picolé tradicional.
Experimente os picolés do tipo skimo
Os picolés skimos são caracterizados por sua “crocância” nas casquinhas. Estas são de chocolate e guardam em si picolés deliciosos. O modo de produção não muda, independentemente dos chocolates usados. Assim, fabricam-se skimos envolvidos por chocolate ao leite e também amargo e branco. Sem maiores truques para produzir!
Invista também no picolé recheado
A inserção dos recheios nos tipos de picolé com recheio pode ser feita de duas formas. Uma dá mais trabalho: põe-se o recheio com a ajuda de bisnagas, um a um. O modo mais prático é feito por máquinas dosadoras. Preenchidas com recheios, elas têm “torneiras” que permitem colocar exatamente quanto recheio você quiser em cada unidade.
Aprenda como produzir cada um deles
Para preparar os picolés normais, você precisará de um maquinário que congelará as caldas. Ele traz consigo as formas usadas nas produções. Esses tipos de picolé são congelados, e depois você precisará de “desenformadores”, para que os sorvetes sejam desmoldados. Com choques térmicos, o picolé é mantido intacto, e receberá embalagens.
Na fabricação das paletas mexicanas, em vez da espera até que as caldas sejam congeladas, faça diferente. Antes de a máquina produtora ficar inteiramente congelada, retire os picolés dali. Então, as formas serão escorridas e recheadas da maneira que você preferir!
Para o skimo, os processos demandam o uso de máquinas que encontrarão as temperaturas ideais para os banhos perfeitos. O serviço será feito uniformemente, conferindo mais qualidade e diferenciação aos produtos.
Na hora de definir quais serão os sabores, seja criativo e observe o que outras empresas andam fazendo. Agregue mais valor ao seu produto e transforme a experiência do consumidor em algo mais. O que o pessoal tem feito fora do Brasil? Escolha alguns sabores tradicionais, que todos gostam, e outros bem especiais, sazonais ou inusitados!
O mercado de sorvetes tem potencial para cada vez crescer mais em nosso país. O produto é extremamente versátil e agrada a praticamente todo mundo. Parece, às vezes, que com o tempo nos esquecemos dos queridos picolés! Mas sua diversidade e qualidade podem ser otimizadas, criando diferentes tipos de picolé. Aproveite essa nova tendência.
Gostou de nossas dicas? Então, não deixe de conferir agora 4 dicas de como fabricar picolés com o máximo de eficiência!