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Como conquistar ainda mais clientes no setor de alimentos?
Por Pedro
O setor de alimentos é muito promissor e lucrativo, dada a abrangência do público potencial e a constante demanda pelos produtos ofertados. Mas a concorrência também é muito forte e, por isso, é importante aprender como conquistar clientes.
O objetivo deste artigo é auxiliar os donos de estabelecimentos, empreendedores ou gerentes a conhecerem três dos principais tópicos que podem ser aplicados por qualquer empresa do ramo. Assim, será possível atrair mais clientes e, consequentemente, angariar melhores resultados.
Vamos ver mais sobre essas estratégias a seguir?
Invista em mídias sociais
Você já ouviu a expressão “comer com os olhos”? Pois bem: tal máxima trata da apresentação dos produtos como forma de atrair e convencer potenciais clientes quanto à compra. No ramo da alimentação, esses dizeres são ainda mais verdadeiros.
Por isso, invista na melhor forma de apresentação para seus produtos. Aproveite o potencial da internet para alavancar sua proposta de valor e atingir um público cada vez maior graças ao constante crescimento do acesso à web e do tempo que as pessoas passam conectadas.
Além disso, foque em construir seu perfil nas principais redes sociais e desenvolva um site ou blog pessoal não apenas para vender, mas com o intuito de compartilhar conteúdos de valor com a audiência.
Essa atividade é essencial, pois a dúvida sobre como conquistar clientes também é respondida quando a empresa começa (ainda que aos poucos) a se tornar referência dentro do seu nicho.
Foque na fidelização
Os profissionais da Administração sabem que investir na fidelização envolve muito mais retorno e menos esforço do que apostar na atração de novos clientes. Quando lançamos mão de ações nesse sentido, estamos valorizando aqueles consumidores que já realizaram compras conosco, tornando-os mais propensos a recomendarem a empresa a terceiros.
É por meio desse marketing orgânico de recomendação que sua marca pode dobrar a quantidade de clientes sem investir um centavo a mais em divulgação e propaganda. No setor de alimentos, recomenda-se adotar ações que estimulem a recorrência de compras, como:
- sistemas de pontuação por aquisição realizada (também conhecido como gamificação);
- os famosos cartões de fidelidade, em que determinada quantidade de compra dá direito a mais itens gratuitos etc.
Estude qual ação é mais viável em seu negócio e separe tempo (e recursos financeiros) para agir nesse sentido.
Atenda de forma personalizada
Personalizar o atendimento é uma das principais tendências do mundo dos negócios atualmente. Afinal, quem não se sente valorizado quando uma empresa lembra do seu histórico, recomenda aqueles produtos ideais e sabe quem você é já no momento em que entra no estabelecimento?
Esse tipo de experiência tem sido cada vez mais requisitado pelos consumidores, portanto cabe aos gestores investirem na personalização do atendimento. É preciso apostar em sistemas de gerenciamento dos clientes para que todo o histórico da pessoa, seus gostos e comportamentos sejam agrupados e mais bem organizados, possibilitando a avaliação e futura oferta de novos produtos, descontos ou promoções.
No setor de alimentação, esse controle é primordial. A própria experiência de se alimentar já é, por si só, um tipo de consumo em que o atendimento tem um peso de avaliação ainda mais importante.
Como vimos, a dedicação em atrair e conquistar mais clientes no setor de alimentos é importante para todo empreendimento que deseja se manter competitivo e sustentável ao longo do tempo. Portanto, deve-se focar em aplicar as melhores estratégias e desenvolver a forma de abordar os clientes, sempre tratando a todos com simpatia e transparência.
Agora que você já conhece as principais estratégias sobre como conquistar clientes, que tal aprender as melhores maneiras de encantar o público consumidor? Boa leitura e até a próxima!